CELEBRAÇÃO

Curso de Biblioteconomia recebe homenagem da Câmara Municipal pelos 50 anos de história

Ação foi proposta pelas vereadoras Professora Denise e Regininha

Foto: Divulgação

Durante a última quinta-feira de agosto, 28, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma sessão especial em homenagem aos 50 anos do curso de Biblioteconomia, criado em 1974 como parte do esforço expansionista da Universidade; o curso teve a sua primeira turma durante o primeiro semestre de 1975, com uma oferta de 25 vagas. Na oportunidade, professores, técnicos-administrativos em educação e estudantes do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), do curso e de outras unidades da FURG acompanharam a solenidade, proposta pelas vereadoras Professora Denise e Regininha.

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Compuseram a mesa de autoridades da sessão o vereador Glauber Nunes, presidindo a solenidade; o diretor do ICHI, Cristiano Engelke; o decano do curso de Biblioteconomia, Claudio Renato Moraes; a dirigente do Núcleo de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Cultura, Luciana Gepiak – representando a prefeita Darlene Pereira; a coordenadora da 18ª Coordenadoria de Educação da Secretaria de Estado de Educação, Luciane Degar.

Na extensão de mesa estavam as vereadoras proponentes; o coordenador do curso de Bacharelado em Biblioteconomia, Rodrigo Aquino; o Conselheiro do Conselho Federal de Biblioteconomia, Alexander Ribeiro; a coordenadora do curso de Biblioteconomia EaD da FURG, Angélica Miranda; a ex-professora da primeira turma do curso de Biblioteconomia, Iara Neves; as ex-professoras, Gilca Maria Martins e Jarbas Costa; a representante da Associação Riograndense de Bibliotecários, Ana Carolina Acosta; a diretora do Sistema de Bibliotecas da FURG, Rúbia Gatelli; a coordenadora da Biblioteca Setorial da Pós-graduação em Educação Ambiental Sala Verde Judith Cortesão, Sibele Vasconcelos; a bibliotecária do Núcleo de Bibliotecas do Município, Rosane Machado; o presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Guilherme Arrieche; o representante do Deputado Estadual Halley Lino, Michel dos Santos; a representante dos discentes do curso, Valéria Macedo; e o presidente da Biblioteca Riograndense, Ronaldo Gerundo.

“O curso nasceu com a promessa de formar profissionais para organizar, preservar e disseminar o conhecimento. Hoje, passados meio século, podemos testemunhar o sucesso dessa missão. Ao longo dos anos, esse curso não só formou profissionais de excelência, mas se tornou também um pilar no desenvolvimento cultural e educacional da nossa região. Os bibliotecários e bibliotecárias formados pela FURG estão em bibliotecas, arquivos, centros de documentação e inúmeros outros espaços atuando como verdadeiros guardiões do saber”, abriu a sessão o presidente na ocasião, vereador Glauber.

Para a vereadora Professora Denise, o momento é de emoção. “O curso foi um marco para nossa cidade e nosso país. A biblioteconomia é uma profissão muitas vezes lembrada apenas pelo cuidado com os livros, mas está muito além disso. Os bibliotecários e bibliotecárias são profissionais da informação e trabalhadores da educação, pois sem eles, a educação não acontece”, discursou a proponente.

“A gente enxerga aqui diversas pessoas, professores que passaram por esse lindo curso ao longo dos seus 50 anos. Vivemos em um país onde as pessoas não são ensinadas e educadas a criar o hábito da leitura. Infelizmente, a grande maioria das famílias não tem o privilégio do entendimento sobre a importância da leitura. E esse é um trabalho de base, que é feito em especial por esses profissionais essenciais para a transformação que queremos ter”, falou a vereadora Regininha, também proponente da sessão.

Para o coordenador do curso, o compromisso da Biblioteconomia da FURG manter o curso socialmente relevante, para continuar fazendo a diferença na vida das pessoas. “Hoje, o cenário universitário brasileiro está muito difícil. A sociedade está olhando para a Universidade de um jeito que não olhava antes, sob a influência dos inúmeros ataques e do sucateamento que estamos enfrentando. Mas, independentemente das transformações sociais, nosso trabalho é fazer com que a biblioteca continue sendo esse equipamento importante de acesso à cultura, pois ela continua sendo o maior equipamento de acesso à cultura do nosso país”, declarou o professor Rodrigo.

Em sua fala, o professor Cristiano defendeu a autonomia e a excelência acadêmica formativa da FURG, destacando a relevância e o alto impacto para a qualificação da nossa região ao longo dos 50 anos de história do curso de Biblioteconomia da nossa Universidade. “Muito se fala da importância do conhecimento, que é a essência do trabalho da Biblioteconomia, mas um curso só se faz com afeto, e isso é uma marca desse curso. E mais do que conhecimento, é ainda mais vital que cada um e cada uma que passa por essa formação possa levar para suas casas e suas vidas o afeto, o carinho e a alegria de contribuir para essa longa história”, comentou o diretor do ICHI.

Sobre a biblioteconomia na FURG

Com a insuficiência para suprir a demanda de bibliotecários no Rio Grande do Sul, e visando também a expansão da atuação da FURG durante os seus primeiros anos de atuação, em 1975 foi implementado o curso de graduação em Biblioteconomia. Os primeiros professores, que elaboraram o projeto do curso e assumiram a responsabilidade pelas disciplinas do núcleo profissionalizante eram oriundos da UFRGS. Além destes, o curso contava com o aporte pedagógico e científico proporcionado por disciplinas ministradas por professores de outros departamentos, completando a formação geral e humanística oferecida aos alunos.

O curso foi organizado em regime semestral, com duração de três anos. Os primeiros bibliotecários formados pela FURG colaram grau no final de 1977.

Ao longo destes 50 anos, o curso de Biblioteconomia da FURG construiu uma tradição que se multiplica pela atuação de centenas de bibliotecários exercendo sua profissão em grande número de entidades, instituições, órgãos governamentais e empresas, dentro e fora do território nacional. Além disso, os profissionais graduados pela Universidade são marcados pela visão crítica acerca da educação, conscientes da importância do acesso ao conhecimento como agente transformador da sociedade.