MPU

Congresso de Iniciação Científica reúne quase 700 trabalhos de alunos de graduação

Proposta do evento, em sua 29ª edição, é oferecer aos jovens cientistas espaço para compartilhar descobertas

Um dos principais eventos presentes na programação da Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG, o Congresso de Iniciação Científica (CIC) chega, pela primeira vez, ao formato virtual. Seu objetivo é fazer a divulgação, promoção e acompanhamento dos trabalhos de iniciação científica e tecnológica, desenvolvidos por alunos de graduação da FURG e de outras instituições de ensino superior, especialmente da região sul do Estado. O 29º CIC acontece de 11 a 13 de novembro, pela plataforma Moodle.

Notícias Relacionadas

Neste ano, foram homologados 682 trabalhos ao total. "Através dos vários trabalhos inscritos todos os anos, nas mais diversas áreas do conhecimento, é no CIC que esses jovens cientistas têm a oportunidade de experimentar como é participar de um evento do porte da MPU, apresentando suas primeiras descobertas e os resultados obtidos em suas pesquisas", avalia o professor João Francisco Prolo Filho, um dos coordenadores desta edição online. "O congresso é também um espaço de integração da comunidade universitária, que não só oportuniza a troca de experiências entre os docentes e acadêmicos das instituições participantes, mas também promove a divulgação do que se tem feito de pesquisa em nível institucional", acrescenta.

Por conta da pandemia de Covid-19, a MPU e todos os eventos que a compõem (incluindo o CIC) precisou ser repensada - e o formato virtual se mostrou o mais adequado, alinhado ao Plano de Contingência da FURG. "Tentou-se manter ao máximo as características do evento e de como ele era no formato presencial", observa a outra coordenadora do evento, professora Renata Noble. Dentre as modificações na dinâmica, a coordenação destaca o formato reduzido das apresentações; estas deverão ser feitas na forma de vídeo, de maneira livre e com duração máxima de 5 minutos, priorizando transmitir de maneira clara o que foi desenvolvido na pesquisa.

As discussões em cada uma das seções serão feitas via fórum, como oportunidade de debate entre todos os presentes. Outro ponto importante é que neste ano não haverá avaliação dos trabalhos do CIC e, consequentemente, não haverá a certificação dos destaques de cada uma das seções. As bancas terão o papel de mediar as discussões, mas não farão avaliações do que foi apresentado.

Para quem for acompanhar o evento, a recomendação é assistir aos vídeos com certa antecedência - eles estarão disponíveis antes da abertura das seções. O participante também pode preparar previamente suas dúvidas e sugestões para questionar os apresentadores via fórum.

"Aproveitem esse grande evento que a instituição realiza, que é dedicado aos estudantes e que foi todo remodelado para ser o mais inclusivo possível", convida o coordenador do 29º CIC.

MPU em novo formato
A Mostra da Produção Universitária tem por objetivo a divulgação, a promoção e o acompanhamento dos diversos trabalhos em nível de graduação e pós-graduação, desenvolvidos por participantes de projetos/programas da FURG e outras instituições de ensino superior. Criada em 2002, busca incentivar o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, da inovação tecnológica e da cultura na região sul do Rio Grande do Sul, criando um ambiente acadêmico propício à troca de experiências e aperfeiçoamento de metodologias.

Com o tema "Ciência é compromisso social!", a 19ª MPU vem destacar a importância e o papel da ciência como norteadora na tomada de decisões da sociedade e a sua relevância para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida, reafirmando a importância da saúde pública gratuita e do compromisso das instituições públicas com as comunidades nas quais estão inseridas. A realização da MPU 2020 será em formato totalmente digital e remoto. As atividades poderão ser realizadas de forma assíncronas, quando da gravação de apresentações, ou síncronas na execução de atividades culturais, oficinas, palestras e debates.