O Coletivo de Estudantes Africanos na FURG e a Secretaria de Relações Internacionais (Reinter) realizam nesta segunda-feira, 31, o evento Vivências Sobre a África na FURG. Conforme os realizadores, trata-se de um momento de troca e de partilha sobre o continente africano e a filosofia Ubuntu. A atividade acontece a partir das 14h, na Sala Estuário do Cidec-Sul, e integra a programação da Acolhida Cidadã 2025.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
A contação de estórias e histórias no continente acontece normalmente com crianças, jovens ou adultos - à volta da fogueira em forma de círculo ou ao lado da árvore do Imbondeiro, “Baobá” no Brasil - para aprenderem sobre a sua cultura, tradições, hábitos e costumes e vida em comunidade como partilha do conhecimento por meio da tradição oral.
Assim, será proposta a ideia da dinâmica, um momento de troca e de partilha sobre a filosofia Ubuntu, onde os participantes vão trabalhar em forma de círculo para apresentar as perspectivas da filosofia africana em vários aspectos da sociedade e seu modo de vida, além de compartilhar experiências vividas e trocar outras vivências com os estudantes envolvidos. A ideia é conhecerem a realidade da cultura africana mais de perto, para que tenham outros olhares sobre o continente e enxerguem novos campos para além daquele que foi minado pela mídia e as grandes potências.