O Conselho de Integração Universidade-Sociedade (Cius) realizou, na última quinta-feira, 10, no auditório do Centro de Convivência dos Jovens do Mar (CCMar), mais uma reunião ordinária com foco no processo de revisão do Estatuto da Universidade. O encontro também tratou da indicação de representantes do Conselho para espaços institucionais da FURG e de encaminhamentos relacionados à participação da comunidade externa nas discussões sobre o futuro documento.
FURG sedia segunda reunião do projeto Aura Sul Wind
Seja FURG reúne cerca de 400 visitantes em São Lourenço do Sul
Curso promovido pela FURG aborda uso da inteligência artificial na Educação Básica
Entre as mudanças destacadas no texto estão trechos dedicados à ampliação da atuação multicampi, a consolidação da educação a distância, a criação de novas unidades acadêmicas e administrativas, o fortalecimento do Hospital Universitário e a implantação do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), entre outras transformações institucionais ocorridas nos últimos anos.
O processo é orientado por princípios como transparência, ampla participação democrática, pluralismo institucional, representatividade e transversalidade.
A proposta prevê oito fases de trabalho. Atualmente, está em andamento o período de consulta à comunidade, com recebimento de contribuições até 30 de setembro. Após essa etapa, as sugestões serão sistematizadas entre outubro e novembro, com a apresentação de uma versão preliminar em assembleia prevista para 15 de dezembro. A expectativa é que o texto final seja apreciado pelo Conselho Universitário até agosto de 2027, antes do encaminhamento ao Ministério da Educação para homologação.
Participação do Cius
Dentro desse processo, o Cius terá a responsabilidade de articular a coleta de contribuições junto às entidades que representa e também incentivar a participação de atores externos à Universidade. O objetivo é incorporar ao debate percepções de setores produtivos, associações comunitárias, cooperativas, movimentos sociais e demais organizações com atuação nos territórios onde a FURG está presente.
As contribuições deverão ser encaminhadas por meio de formulário padronizado, organizado em torno de quatro eixos principais: definição da Universidade e seus fins; multicampia; estruturas deliberativas e de gestão; e transversalidade das ações universitárias.
O formulário também permitirá o envio de propostas específicas de alteração do texto estatutário, incluindo sugestões modificativas, supressivas e adaptativas. A orientação da Comissão Coordenadora é de que as manifestações reflitam processos coletivos de discussão nas entidades representadas, preservando o caráter participativo da revisão.
Entre os temas propostos para debate estão a representação dos campi de Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar nas instâncias deliberativas; o funcionamento dos conselhos superiores; e a incorporação de áreas estratégicas e transversais, como inovação, meio ambiente, biotecnologia, pesca, saúde, comunicação territorial e atuação do Hospital Universitário.
Representações institucionais
Além da revisão do Estatuto, a reunião definiu representantes do Cius para dois espaços institucionais da Universidade. Adriana Dias da Silveira, superintendente de Associativismo, Cooperativismo e Empreendedorismo Feminino e representante da Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar (SMDITMAR), foi indicada por unanimidade como representante titular do Conselho junto ao Consun; para o Comitê Assessor de Inovação da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), relacionado ao “Espaço Concha”, foram indicados Juliano Karasek como titular e Jose Luis Guarenti como suplente.
Também foi aprovada, por unanimidade, a ata nº 7, referente à reunião realizada em 7 de agosto de 2025.
Integração Universidade-Sociedade
Ao longo do encontro, também foram apresentadas ações que exemplificam a relação da FURG com a comunidade e com o desenvolvimento regional. Entre elas, foram citados investimentos no Hospital Universitário, iniciativas ligadas ao Oceantec, ações de extensão e capacitação, a Feira do Livro, o CCMar e projetos voltados ao associativismo e ao empreendedorismo feminino.
A discussão reforçou o papel do Cius como espaço permanente de diálogo entre a Universidade e diferentes segmentos da sociedade, especialmente em um processo que busca redefinir aspectos estruturantes da instituição para os próximos anos. Nos assuntos gerais, também foi destacada a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que, ainda neste mês, realiza debates específicos como parte do processo de atualização do planejamento institucional da FURG.