Três grandes eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) serão sediados pelo Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG neste mês de novembro. O SBGames é o maior evento acadêmico de tecnologia e entretenimento digital da América Latina e será realizado em paralelo às conferências Sibgrapi (de computação gráfica) e SVR (de realidade virtual), dos dias 6 a 9, nos pavilhões do Cidec-Sul, no campus Carreiros. As inscrições podem ser feitas neste link até a data de início das atrações.
Novo Boletim traz detalhamentos de zonas de risco em um mapa de impacto
Boletim desta segunda, 6, apresenta exercícios de impacto do aumento no nível do estuário
Divulgado terceiro boletim de acompanhamento do Evento Extremo que atinge o Estado
Em sua 22ª edição, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) reúne professores, pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal.
Além das seis trilhas científicas com sessões técnicas que cobrem as principais áreas relacionadas, o SBGames tem outras dez atividades na programação, que incluem apresentação de livros e tutoriais, concurso de teses e dissertações, palestras convidadas, festivais de jogos e de artes, fóruns de ensino e de esportes eletrônicos, e o evento Jogos, Equidade, Diversidade e Inclusão (Jedi).
O Conference on Graphics, Patterns and Images (Sibgrapi) reúne desde a sua criação, em 1988, elementos da computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Computação Gráfica e Processamento de Imagens (Cegrapi) da SBC, trata-se de uma conferência voltada para pesquisadores e profissionais que trabalham com processamento de imagens, gráficos e visão computacional.
O Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR) chega à sua 25ª edição como a principal conferência sobre realidade virtual e aumentada no Brasil. É organizado pelo Grupo de Interesse em Realidade Virtual (CERV) da Sociedade Brasileira de Computação. É realizado a cada ano em uma cidade brasileira, de forma a atingir todas as regiões e possibilitar a participação cada vez maior de pesquisadores, estudantes e profissionais de várias áreas acadêmicas, industriais e comerciais interessados nos avanços e aplicações de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).
Segundo o professor Paulo Drews, do C3, a expectativa pela realização dos eventos na universidade é muito grande. "Nossa ideia é também mostrar mais a FURG para o mundo, até porque estamos geograficamente mais isolados do resto do Brasil. Então esses grandes eventos servem também para que todos vejam que a universidade realiza, de fato, um trabalho bastante sério e de qualidade na área da computação", ressalta.
O público-alvo dos três eventos são estudantes de graduação ou já graduados, professores de escola fundamental e profissionais de áreas relacionadas.