A primeira edição do “Ciclo de Debates em Relações Raciais: Perspectivas Afro-Brasileiras e Antirracistas”, promovida pelo programa Socializando a Leitura, reuniu especialistas, acadêmicos e ativistas no período de os dias 29 de outubro e 8 de novembro, no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA). Com mesas-redondas multidisciplinares e intervenções culturais, o evento ofereceu um espaço de diálogo sobre a identidade negra e a luta antirracista na sociedade brasileira.
Sistema de Bibliotecas inicia pesquisa de opinião na próxima semana
Seja FURG recebe cerca de 1,2 mil estudantes do Ensino Médio
50ª Feira do Livro recebeu mais de 21 mil visitantes ao longo de uma semana
O programa Socializando a Leitura é coordenado pelos professores Adriana Gibbon, Artur Vaz e Mairim Piva, do ILA, junto ao professor Rodrigo da Rosa Pereira, a pós-graduanda Sara Nascente da Silva e a graduanda Raquel Paes. A programação do evento incluiu debates que integraram áreas como Letras, Direito, História e Psicologia, abordando temas como identidade e beleza negra, racismo e expressões culturais, entre elas a capoeira.
Durante os intervalos das mesas-redondas, trancistas e maquiadoras realizaram intervenções culturais, demonstrando seu trabalho e compartilhando técnicas com o público. O evento também contou com uma exposição cultural, a “XXVII Sarau Literarte”, que exibiu obras dos artistas Alisson Affonso, Ingridy Silva, Jonas Fernando Martins Santos, Marcos José e José Luis Salvador. O encerramento ficou a cargo do “XXVII Sarau Literarte: Perspectivas Afro-Brasileiras e Antirracistas”, reforçando o valor da arte como expressão de resistência e identidade.
*Estagiária em jornalismo, sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.