A primeira edição do “Ciclo de Debates em Relações Raciais: Perspectivas Afro-Brasileiras e Antirracistas”, promovida pelo programa Socializando a Leitura, reuniu especialistas, acadêmicos e ativistas no período de os dias 29 de outubro e 8 de novembro, no auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA). Com mesas-redondas multidisciplinares e intervenções culturais, o evento ofereceu um espaço de diálogo sobre a identidade negra e a luta antirracista na sociedade brasileira.
SISU: FURG divulga Classificação Geral da Lista de Espera, Edital e 1ª Convocação da Lista de Espera 2026
Coperse divulga lista de classificação para os editais Próprio e Licenciatura em Educação do Campo
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
O programa Socializando a Leitura é coordenado pelos professores Adriana Gibbon, Artur Vaz e Mairim Piva, do ILA, junto ao professor Rodrigo da Rosa Pereira, a pós-graduanda Sara Nascente da Silva e a graduanda Raquel Paes. A programação do evento incluiu debates que integraram áreas como Letras, Direito, História e Psicologia, abordando temas como identidade e beleza negra, racismo e expressões culturais, entre elas a capoeira.
Durante os intervalos das mesas-redondas, trancistas e maquiadoras realizaram intervenções culturais, demonstrando seu trabalho e compartilhando técnicas com o público. O evento também contou com uma exposição cultural, a “XXVII Sarau Literarte”, que exibiu obras dos artistas Alisson Affonso, Ingridy Silva, Jonas Fernando Martins Santos, Marcos José e José Luis Salvador. O encerramento ficou a cargo do “XXVII Sarau Literarte: Perspectivas Afro-Brasileiras e Antirracistas”, reforçando o valor da arte como expressão de resistência e identidade.
*Estagiária em jornalismo, sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.