O programa Socializando a Leitura dá sequência, nesta semana, à programação da primeira edição do Ciclo de Debates em Relações Raciais: Perspectivas Afro-brasileiras e Antirracistas.
Inep avalia Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado com Conceito "5"
Alunos de escolas públicas e particulares recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
Ao longo de quatro dias - já foram realizados encontros nos dias 29 de outubro de 1º de novembro - o evento vem promovendo discussões críticas sobre as relações raciais no Brasil, a partir de uma base multidisciplinar, com foco nas contribuições de pessoas negras e nas práticas antirracistas.
O Ciclo de Debates acontece no Auditório do Instituto de Letras e Artes (ILA), sempre à tarde, reunindo especialistas, acadêmicos e ativistas, proporcionando um espaço para o diálogo e a reflexão sobre questões de equidade racial e estratégias para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A programação segue nesta terça-feira, 5, às 14h, com a mesa-redonda "História Preta: Atravessamentos, Identidades e Inclusão", que recebe as debatedoras Jéssica das Graças Gomes da Silva, Renata de Aquino dos Santos e Mariluce Sotero. ÀS 15h15, horário de intervalo, acontece sessão de autógrafos com a professora Rosane Cardoso, que assina a obra "Escritoras Negras do Rio Grande do Sul". Às 15h30, um novo debate: "Vestindo as Roupas da Negritude: Afrodiálogos Entre Pretitudes, Identidades e Psicologias", com a participação de Adriane Caroline Cardoso, Mikael Corrêa e Nicoly Olegario.
Outras atrações estão previstas para a próxima sexta-feira, 8, no encerramento do evento. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Inscrições, onde se encontra a programação completa.