NOVO NORMAL

CCMar retoma atividades presenciais

Após um ano de meio, Centro volta a receber alunos em suas dependências

Depois de um ano e meio de atividades presenciais interrompidas devido à pandemia da Covid-19, o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), voltou a receber alunos em suas dependências na última sexta-feira, 24 de setembro. Oitenta estudantes de 14 a 17 anos voltaram a frequentar as salas de aula para darem continuidade ao aprendizado dos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição.

Notícias Relacionadas
De acordo com o diretor do CCMar, Lauro Barcelos, todos os protocolos de segurança sanitária estão sendo seguidos. “Voltamos com a metade da nossa capacidade para o semestre, justamente para poder cumprir os protocolos, todos da nossa equipe já foram vacinados e estamos seguindo todas as orientações dadas pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), onde diariamente a equipe faz o acompanhamento dos funcionários com os alunos”, relata.

O CCMar é um Centro de formação profissional básica, um lugar de acolhimento, humanização e educação. Conta como parceiros a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, de instituições como a Prefeitura Municipal, e empresas como Sagres, Tecon, Embrasmaqui, Yara, Ogmo entre outras.

“Nós mantemos sempre um olhar muito técnico, com pedagogias específicas, sempre lidando com a realidade, visando os lugares onde nossos alunos poderão trabalhar. O contato direto, olho no olho faz toda a diferença para as relações, e estávamos todos sentindo falta disso, nossos professores ficaram muito felizes com o retorno”, enfatiza Lauro.

Criado em 2008 com apoio do BNDES, o centro recebe alunos oriundos de Rio Grande e de São José do Norte, que são selecionados pela equipe de assistentes sociais da universidade e conta, para esse semestre, com os cursos de auxiliar administrativo; auxiliar de recursos humanos; auxiliar de operações portuárias e retroportuárias; educação náutica; informática fundamental, manicure e pedicure; panificação e confeitaria; movelaria e técnicas de agricultura e meio ambiente.

“O CCMar é esse lugar de acolhimento e faz exatamente a missão da universidade, proporcionar um local democrático para educação e profissionalização. O Brasil precisa dos jovens e o CCMar tem a pretensão de engrandecer a pátria através da instrução e profissionalização de seus alunos”.

 

 

Galeria

Uma cerimônia ao ar livre, marcou o retorno das atividades.

Nicolas Castro