Depois de um ano e meio de atividades presenciais interrompidas devido à pandemia da Covid-19, o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), voltou a receber alunos em suas dependências na última sexta-feira, 24 de setembro. Oitenta estudantes de 14 a 17 anos voltaram a frequentar as salas de aula para darem continuidade ao aprendizado dos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição.
FURG assina contrato de adesão aos serviços da operadora de planos de saúde Geap
Infectologista do HU-FURG esclarece as principais dúvidas sobre Mpoxmpox
Em nota, FURG comenta sobre decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
O CCMar é um Centro de formação profissional básica, um lugar de acolhimento, humanização e educação. Conta como parceiros a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, de instituições como a Prefeitura Municipal, e empresas como Sagres, Tecon, Embrasmaqui, Yara, Ogmo entre outras.
“Nós mantemos sempre um olhar muito técnico, com pedagogias específicas, sempre lidando com a realidade, visando os lugares onde nossos alunos poderão trabalhar. O contato direto, olho no olho faz toda a diferença para as relações, e estávamos todos sentindo falta disso, nossos professores ficaram muito felizes com o retorno”, enfatiza Lauro.
Criado em 2008 com apoio do BNDES, o centro recebe alunos oriundos de Rio Grande e de São José do Norte, que são selecionados pela equipe de assistentes sociais da universidade e conta, para esse semestre, com os cursos de auxiliar administrativo; auxiliar de recursos humanos; auxiliar de operações portuárias e retroportuárias; educação náutica; informática fundamental, manicure e pedicure; panificação e confeitaria; movelaria e técnicas de agricultura e meio ambiente.
“O CCMar é esse lugar de acolhimento e faz exatamente a missão da universidade, proporcionar um local democrático para educação e profissionalização. O Brasil precisa dos jovens e o CCMar tem a pretensão de engrandecer a pátria através da instrução e profissionalização de seus alunos”.