Bolsistas do Programa de Apoio aos Estudantes Indígenas e Quilombolas (Apeiq) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram, nos dias 21e 30 de outubro e 4 de novembro, de uma atividade de formação, promovida pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape), vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
Alunos de escolas públicas e particulares recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
A estrutura da Prae também foi apresentada aos bolsistas, para que eles consigam apoiar os estudantes nas questões que envolvem o acesso aos seus direitos na Assistência Estudantil. Foram feitas algumas orientações sobre o atendimento do bolsista discente, reforçando sobre a necessidade de manter uma rotina de atendimentos presenciais, de apoio nos materiais de estudo e nas avaliações.
Os bolsistas destacaram o valor das experiências vivenciadas no programa para sua formação, especialmente na interação com colegas que se constituíram em outra cultura, visto que promovem aprendizagens mútuas. A ação tem como fundamento o Programa de Ações Afirmativas (Proaaf), que tem como finalidade promover a democratização do ingresso e permanência de estudantes oriundos de Escola Pública, indígenas, quilombolas e estudantes com deficiência, nos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, segundo a Resolução nº 020/2023, do Consun.