ANIVERSÁRIO

BGV celebra 108 anos com festa ao ar livre

Bairro mais tradicional do Rio Grande reuniu atrações para todos os públicos

Foto: Fernando Halal/Secom

As comemorações em torno dos 108 anos do bairro mais tradicional da cidade do Rio Grande/RS tiveram um encerramento em grande estilo. Em um evento realizado ao ar livre durante todo o sábado, 18, no coração do Bairro Getúlio Vargas, estiveram reunidas apresentações musicais de gêneros variados e outras atrações para a criançada.

Notícias Relacionadas

A festa de aniversário teve distribuição de brinquedos, cachorro quente e refrigerante a mais de 400 crianças. O objetivo também foi de celebrar o Natal, proporcionando assim uma confraternização a todos e todas.

"A importância do BGV em tudo o que se desenvolveu dentro de Rio Grande é motivo de reflexão constante para nós. São 108 anos de resistência. Este é o lugar em que se construiu a cultura e a história da cidade, e que precisa buscar um espaço de valorização cada vez maior", disse o reitor Danilo Giroldo, presente ao evento. "Nossa universidade trabalha há muito tempo com as pautas do BGV, e vim aqui para dar parabéns a vocês, e dizer que a FURG está à disposição do bairro para ajudar a construir projetos e soluções, para ser parceira nessa caminhada", completou o reitor.

Uma das moradoras mais antigas da localidade, Dacila Souza, 78 anos, festejava com muita emoção. "O bairro mudou muito nesses últimos anos. Mas a alegria segue a mesma", resumiu. Natural de Bagé/RS, ela chegou a Rio Grande para trabalhar na indústria de pescados. Residiu no BGV desde sua chegada, onde passou a militar no movimento negro e ajudar na organização dos desfiles de carnaval do bairro. Foi a primeira mulher presidente da Associação dos Moradores do BGV, e atuou como vereadora na década de 1990. Mãe de nove filhos, avó de 31 netos e bisavó de 16 bisnetos, Dacila foi recentemente agraciada com o título de cidadão rio-grandina. "Meu desejo é que o bairro siga crescendo e colaborando com o desenvolvimento da região", pontuou a moradora.

"Sempre tive um vínculo muito forte com esta comunidade em todas as experiências profissionais que tive aqui em Rio Grande. Em minhas tarefas no porto, sempre defendi que é importante ter empresas, mas é vital que tenhamos trabalhadores, e o BGV sempre forneceu mão de obra valorosa e dedicada", disse Janir Branco, ex-prefeito e ex-superintendente do Porto. "Se o porto tem hoje toda essa trajetória de sucesso, é fruto de trabalho de muitas pessoas, e vim aqui expressar minha gratidão".

A festa de aniversário teve um convidado especial: a Orquestra Anjos e Querubins, do bairro Getúlio Vargas de Pelotas. À frente do grupo, o maestro Ben Hur Flores era só alegria. Ator e vigilante aposentado, ele criou a orquestra de afrobeat usando baldes, latas e chocalhos de garrafas pet. Os integrantes são, em sua maioria, crianças e adolescentes de até 16 anos. "A arte tem a capacidade de transformar pensamentos negativos em positivos. Cada vitória deles é a minha também", disse. O repertório animado ganhou a simpatia do público.

Ao longo do dia, o palco montado em frente ao Sindicato dos Arrumadores recebeu artistas locais do pop rock, rap, reggae, samba e MPB.

 

 

Galeria

Orquestra Anjos e Querubins veio do BGV de Pelotas para festejar com os rio-grandinos

Fernando Halal/Secom