CELEBRAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Agenda Social do mês de dezembro celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Projeto celebra ainda o aniversário do município de Santa Vitória do Palmar, reflete sobre acessibilidade e destaca a luta contra a Aids

Com o início do último mês do ano, o projeto Agenda Social da FURG divulga as datas que serão celebradas pela universidade, servindo como uma oportunidade de refletir, debater e conscientizar sobre pautas importantes para a comunidade acadêmica e em geral.

Dezembro inicia com o Dia Mundial de Combate à Aids (1º); logo depois ocorre o Dia Mundial da Acessibilidade (5).  Ainda nessa temática o mês segue com o Dia Nacional do Cego, mas antes, ocorre o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10). Ao final do mês, haverá celebrações de aniversário do Núcleo de Memória Francisco Martins Bastos (Nume), no dia 17, e do município de Santa Vitória do Palmar (19).

A ação deste mês tem como frase norteadora: ”A essência dos direitos humanos é o direito de ter direitos”, de Hannah Arendt. Confira abaixo o calendário completo:

 1/12 - Dia Mundial de Combate à Aids;

5/12 - Dia Mundial da Acessibilidade;

10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos;

17/12 – Aniversário do Núcleo de Memória da FURG (Nume);

19/12 – Aniversário do Município de Santa Vitória do Palmar;

 O calendário da agenda social de 2023 já está em construção. Para encaminhar sugestões, envie um e-mail para agendasocial@furg.br.

Projeto Agenda Social

 A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Com o intuito de estar presente ao longo de todo o ano na organização de trabalhos e ações da comunidade acadêmica, o projeto lançou um planner e calendários mensal e anual, que estão disponíveis neste link.