REFLEXÃO

Agenda Social da FURG do mês de abril dialoga sobre o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista e celebra o Dia Mundial dos Povos Indígenas

Projeto visa debater e conscientizar sobre pautas importantes para a instituição

Com o início do novo mês, o projeto Agenda Social da FURG divulga as datas que serão celebradas pela universidade, servindo como uma oportunidade de refletir, debater e conscientizar sobre pautas importantes para a comunidade acadêmica e em geral.

Notícias Relacionadas

Iniciando o mês, no dia 2 de abril a FURG dialoga sobre o Dia Mundial de Conscientização do  Transtorno do Espectro Autista. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de democratizar a informação para a população sobre os transtornos do espectro autista (TEAs), e assim reduzir a discriminação e o preconceito.

Na segunda metade do mês, a FURG concentra as suas ações para valorizar a cultura e a presença indígena, marcando o Dia dos Povos Indígenas (19) com um conjunto de atividades. Esta data foi também escolhida pela ONU, em 1994, sendo um momento destinado à homenagem e reconhecimento das tradições dos povos indígenas, a fim de conscientizar sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, relembrando os direitos e garantias previstos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).  

Outras datas

Confira abaixo o calendário completo:

18/04 -Dia Nacional do Livro Infantil

23/04 - Dia internacional do Livro e Dia Nacional de Educação de Surdos

28/04 - Dia da Educação

Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG em 2022.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Neste ano, o tema da Agenda Social é voltado aos Direitos Sociais e Humanos, e tem como slogan "Diversidade em todas as formas".