REFLEXÃO

Agenda Social da FURG convida a conversas e ações para a campanha Março Lilás 2023

O tema desta edição é “Mulheres no Plural”, e tem o objetivo de viabilizar e dialogar sobre as diversas formas de ser mulher

Com o início do mês, a FURG vive a campanha do Março Lilás 2023, e o projeto Agenda Social divulga uma série de ações voltadas à luta, resistência e existência das mulheres. O tema desta edição é “Mulheres no Plural”, e tem o objetivo de viabilizar e dialogar sobre as diversas formas de ser mulher, por meio de atividades voltadas a promover a participação de mulheres negras, indígenas e trans, além de integrar mulheres do setor terceirizado, conversar sobre maternidade e fomentar espaços formativos as pessoas que ocupam cargos de gestão.

Notícias Relacionadas

Programação

A primeira atividade programada será o evento “Nós por Nós! Sarau mulheres”, no dia 7 de março nas dependências do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). A ação será realizada ao longo de todo o dia em três turnos: manhã, tarde e noite. Logo após, no Dia Internacional das Mulheres (8), será publicada no instagram da FURG e enviada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) por e-mail, uma mensagem da reitoria em alusão a celebração. Além disso, às 15h acontece no Youtube da FURG a live “Mulheres no Plural”, que pode ser acessada neste link. A data marca também a abertura da exposição “Mulheres e suas lutas”, promovida pelo Sebo e Livraria Hippocampus, com curadoria da poeta e artivista cultural Lilian Ney. A exposição apresenta as narrativas de 12 poetas e tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio Grande (COMDIM) e da Diretoria de Arte e Cultura (DAC/Proexc) e tem visitação até o final do mês de segunda a sexta das 13h às 19h, e aos sábados das 10h às 19h, na Rua Jovem Airton Porto Alegre, 387, Cassino.

No dia 13 de março, a Agenda Social, por meio da Progep promove o encontro formativo “Olhares e percepções nos cotidianos – do machismo estrutural às práticas de assédio” às 14h, na modalidade online. O público-alvo do encontro será homens e mulheres, que atuam em cargo de gestão. Esta ação tem como objetivo proporcionar uma conversa protagonizada por mulheres, com o compromisso de desnaturalizar formas de assédio. Participarão da mesa as professoras Joana Lira (do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – Gese da FURG) e Simone Freire (Coordenadora de Ações Afirmativas – Caid). Para participar deste evento, basta se inscrever neste link.

Ainda nesta data, abre a Exposição Direitos Sociais de Mulheres e Meninas: conhecer para garantir, organizada pelo Caic e localizada na Secretaria de Educação à Distância (Sead).  No dia seguinte (14), há o lançamento do podcast Escuta Aí com um episódio intitulado “Conversas sobre Maternidades de Mães Solo”. Depois, no dia 15, acontece a live “Mães e Diferenças – conversas sobre filhos e filhas LGBTQIA+”, com horário ainda para ser definido. Na metade do mês, o Auditório do Hospital Universitário (HU/FURG Ebserh) será palco de um debate sobre a nova delegacia de polícia de proteção aos grupos vulneráveis, respondendo dúvidas e trazendo encaminhamentos. O evento ocorre às 14h. Neste mesmo dia, o Caic segue com as suas atividades alusivas ao Março Lilás, e desta vez proporciona das 9h às 15h uma série de atividades em sua Unidade de Saúde (UBSF): sala de espera sobre à saúde da mulher; avaliação e exames de mamas; coleta de exames de Papanicolau; oferta de testes rápidos; orientação sobre IST’s; verificação de sinais vitais; consulta médica de enfermagem; avaliação nutricional e antropométrica; verificações da saúde bucal; Reiki e práticas corporais.

No dia 21 de março, o podcast “Escuta Aí” volta com mais uma edição, intitulada “Conversas sobre maternidades com mães atípicas”. Posteriormente, ocorre a live - Mulheres e suas relações com o trabalho (29); e duas edições da roda de conversa intitulada “Roda de Troca de Saberes Ancestrais”, nos dias 23 e 28, com as seguintes temáticas: “A simbologia ancestral na voz de mulheres negras e indígenas” e “Roda de Troca de Saberes Ancestrais - Um olhar sobre o parir: Entrelaçamento de saberes na voz de mulheres que exercem o servir como doula, enfermeira e parteira indígena”, às 14h30 e 10h, respectivamente.

No final do mês, as ações do Março Lilás integram as suas atividades na Acolhida Cidadã 2023, por meio da instalação de uma Tenda Lilás, no estacionamento do Pavilhão 4. A penúltima atividade do mês envolve a participação do COMDIM, com o Bloco não é não, de forma itinerante pelos pavilhões do Campus Carreiros, a partir das 19h.  Para encerrar a campanha, temos no dia 31 a ação “Elas no Palco”.

Projeto Agenda Social

A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG em 2022.

O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Neste ano, o tema da Agenda Social é voltado aos Direitos Sociais e Humanos, e tem como slogan "Diversidade em todas as formas".