Com o início do mês, a FURG vive a campanha do Março Lilás 2023, e o projeto Agenda Social divulga uma série de ações voltadas à luta, resistência e existência das mulheres. O tema desta edição é “Mulheres no Plural”, e tem o objetivo de viabilizar e dialogar sobre as diversas formas de ser mulher, por meio de atividades voltadas a promover a participação de mulheres negras, indígenas e trans, além de integrar mulheres do setor terceirizado, conversar sobre maternidade e fomentar espaços formativos as pessoas que ocupam cargos de gestão.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Programação
A primeira atividade programada será o evento “Nós por Nós! Sarau mulheres”, no dia 7 de março nas dependências do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). A ação será realizada ao longo de todo o dia em três turnos: manhã, tarde e noite. Logo após, no Dia Internacional das Mulheres (8), será publicada no instagram da FURG e enviada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) por e-mail, uma mensagem da reitoria em alusão a celebração. Além disso, às 15h acontece no Youtube da FURG a live “Mulheres no Plural”, que pode ser acessada neste link. A data marca também a abertura da exposição “Mulheres e suas lutas”, promovida pelo Sebo e Livraria Hippocampus, com curadoria da poeta e artivista cultural Lilian Ney. A exposição apresenta as narrativas de 12 poetas e tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio Grande (COMDIM) e da Diretoria de Arte e Cultura (DAC/Proexc) e tem visitação até o final do mês de segunda a sexta das 13h às 19h, e aos sábados das 10h às 19h, na Rua Jovem Airton Porto Alegre, 387, Cassino.
No dia 13 de março, a Agenda Social, por meio da Progep promove o encontro formativo “Olhares e percepções nos cotidianos – do machismo estrutural às práticas de assédio” às 14h, na modalidade online. O público-alvo do encontro será homens e mulheres, que atuam em cargo de gestão. Esta ação tem como objetivo proporcionar uma conversa protagonizada por mulheres, com o compromisso de desnaturalizar formas de assédio. Participarão da mesa as professoras Joana Lira (do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – Gese da FURG) e Simone Freire (Coordenadora de Ações Afirmativas – Caid). Para participar deste evento, basta se inscrever neste link.
Ainda nesta data, abre a Exposição Direitos Sociais de Mulheres e Meninas: conhecer para garantir, organizada pelo Caic e localizada na Secretaria de Educação à Distância (Sead). No dia seguinte (14), há o lançamento do podcast Escuta Aí com um episódio intitulado “Conversas sobre Maternidades de Mães Solo”. Depois, no dia 15, acontece a live “Mães e Diferenças – conversas sobre filhos e filhas LGBTQIA+”, com horário ainda para ser definido. Na metade do mês, o Auditório do Hospital Universitário (HU/FURG Ebserh) será palco de um debate sobre a nova delegacia de polícia de proteção aos grupos vulneráveis, respondendo dúvidas e trazendo encaminhamentos. O evento ocorre às 14h. Neste mesmo dia, o Caic segue com as suas atividades alusivas ao Março Lilás, e desta vez proporciona das 9h às 15h uma série de atividades em sua Unidade de Saúde (UBSF): sala de espera sobre à saúde da mulher; avaliação e exames de mamas; coleta de exames de Papanicolau; oferta de testes rápidos; orientação sobre IST’s; verificação de sinais vitais; consulta médica de enfermagem; avaliação nutricional e antropométrica; verificações da saúde bucal; Reiki e práticas corporais.
No dia 21 de março, o podcast “Escuta Aí” volta com mais uma edição, intitulada “Conversas sobre maternidades com mães atípicas”. Posteriormente, ocorre a live - Mulheres e suas relações com o trabalho (29); e duas edições da roda de conversa intitulada “Roda de Troca de Saberes Ancestrais”, nos dias 23 e 28, com as seguintes temáticas: “A simbologia ancestral na voz de mulheres negras e indígenas” e “Roda de Troca de Saberes Ancestrais - Um olhar sobre o parir: Entrelaçamento de saberes na voz de mulheres que exercem o servir como doula, enfermeira e parteira indígena”, às 14h30 e 10h, respectivamente.
No final do mês, as ações do Março Lilás integram as suas atividades na Acolhida Cidadã 2023, por meio da instalação de uma Tenda Lilás, no estacionamento do Pavilhão 4. A penúltima atividade do mês envolve a participação do COMDIM, com o Bloco não é não, de forma itinerante pelos pavilhões do Campus Carreiros, a partir das 19h. Para encerrar a campanha, temos no dia 31 a ação “Elas no Palco”.
Projeto Agenda Social
A FURG em seu contexto multicampi realiza inúmeras ações, atividades e projetos, que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais. Assim, com o propósito de visibilizar as produções, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, foi criada a Agenda Social da FURG em 2022.
O conceito é de dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, assim como criar campanhas que buscam compor uma programação coletiva e plural, sempre que possível em parceria com os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.
Neste ano, o tema da Agenda Social é voltado aos Direitos Sociais e Humanos, e tem como slogan "Diversidade em todas as formas".