Boas-vindas

Acolhida Cidadã se reinventa e vai recepcionar virtualmente novos estudantes da FURG

Projeto que existe desde 2010 terá edição totalmente online devido à pandemia

Em março de 2020, a Acolhida Cidadã estava seguindo sua programação normal, como nos dez anos anteriores. A pandemia fez com que muita coisa mudasse. No dia 16 de março do ano passado, a FURG suspendeu as aulas e, consequentemente, o evento. Apesar da interrupção, os calouros de 2020/1 foram recepcionados, durante as duas primeiras semanas, com diversas atividades.

Notícias Relacionadas
No início do segundo semestre de 2020, diferentemente do comum, não houve edital para submissão de projetos para o evento. Ainda assim, por iniciativa dos estudantes da FURG, mais de dez atividades virtuais foram realizadas com o objetivo de acolher os novos estudantes da instituição. Em setembro, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) promoveu um bate-papo sobre desafios e potencialidades dos estudos online. Em fevereiro deste ano, o 1º Festival de Talentos revelou os dotes musicais da comunidade acadêmica.

O 1° semestre letivo de 2021 tem a Acolhida Cidadã de volta, com edital para submissão de projetos aberto até 31 de maio. A expectativa da organização é de que mais de 60 projetos e 400 ações façam parte da programação. Os projetos precisam ser submetidos uma única vez, com a indicação do coordenador. A inscrição deve ser feita neste link, que também oferece mais informações aos interessados.

Reinvenção

Segundo a coordenadora de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, Joice Maurell, os movimentos realizados anteriormente tinham como objetivo amenizar os problemas decorridos das dificuldades do ensino remoto, mas ainda não representavam o acolhimento nem estimulavam o sentimento de pertencimento que a Acolhida Cidadã busca. A coordenadora destaca que a mudança para o ambiente online é o maior desafio, mas os princípios e objetivos seguem os mesmos.

História

Em 2010, a FURG criou o programa com o objetivo de recepcionar e integrar os novos estudantes à comunidade universitária por meio de ações solidárias, afetuosas e respeitosas à dignidade, com incentivo às práticas de cidadania e responsabilidade social. Por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) foi feita a Deliberação n° 164/2010, que criou a Acolhida Cidadã. É importante ressaltar que a resolução 008/2004 proíbe o trote na FURG.