Com o objetivo principal de recepcionar e integrar os novos estudantes à vida universitária por meio de ações pautadas no respeito e na afetividade, tem início hoje, 21, a programação da Acolhida Cidadã e Solidária 2021. Serão duas semanas de atividades que visam fortalecer o espírito de receptividade e integração na universidade.
Iniciado o processo de votação online para eleição da nova reitoria da FURG
Último debate entre as chapas aconteceu nesta terça, 17
Líderes gaúchos marcam presença no maior evento nacional sobre ecossistemas de inovação
Há dez anos, o evento busca incentivar o protagonismo estudantil entre a comunidade universitária. A Acolhida ocorre no início de cada semestre letivo, conforme previsto no Calendário Universitário, e é organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) em parceria com unidades acadêmicas e administrativas. Mais uma vez, o formato online foi decidido obedecendo o período emergencial adotado pela universidade com a chegada da pandemia da Covid-19.
"Esta Acolhida aos calouros e calouras foi programada com muito cuidado e carinho", destaca o reitor Danilo Giroldo. "Infelizmente ela tem de ser realizada no formato online, algo que nos entristece muito, especialmente depois que o país supera 500 mil vidas perdidas por conta da pandemia. Mesmo com o coração triste, estamos com muita esperança de que o mais breve possível estaremos juntos presencialmente de novo. O contato presencial e a proximidade são fundamentais para que a universidade promova toda a transformação que ela potencializa. Nosso desejo é que todos e todas tenham uma vida universitária plena, em que possam se envolver com projetos de extensão, ensino e pesquisa, ampliando a formação acadêmica. Que possam desenvolver todo o seu protagonismo estudantil nos espaços de representação política e social, vivenciar a FURG plenamente e que possam se permitir passar pela transformação que a vida em uma universidade pública, federal, de qualidade e socialmente referenciada proporciona", ressalta o reitor.
Voltam às aulas cerca de 10 mil estudantes de 66 cursos de graduação, além de 2,5 mil alunos dos cursos de pós-graduação. Como vinha ocorrendo antes das férias, o modelo adotado neste novo ano letivo será o de aulas a distância.
Outros 400 estudantes chegam à FURG através do Promover Andifes, ação promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que possibilita a mobilidade acadêmica virtual entre as instituições de ensino superior da rede por meio da oferta de disciplinas/componentes curriculares nos cursos de graduação. A FURG foi uma das quatro universidades que integraram o projeto piloto, lançado em janeiro.
Atrações
Mais de 80 atrações online estão previstas para este primeiro dia de Acolhida Cidadã, que vão desde palestras de boas-vindas e apresentações institucionais até exposições artísticas, passeios em museus e desafios solidários.
Como forma de celebrar e saudar a nova temporada na universidade, o Grupo Canton do Movimento Coral preparou o lançamento da música "Alguém Cantando", que pode ser conferido abaixo. O Canton é composto por estudantes da FURG e coordenado pela regente Silvia Zanatta.
Um dos momentos mais esperados da programação é a aula inaugural de 2021, que acontece no dia 6 de julho, às 19h30. O encontro virtual contará com a participação do músico e poeta Fernando Anitelli, criador do grupo O Teatro Mágico. Em formato live-conversa-música, o evento propõe uma conversa sobre cultura, contextos e resistências, uma partilha de olhares e afetações sobre os tempos e as inquietações que acompanham o cotidiano.
A programação completa da Acolhida Cidadã Virtual 2021 pode ser conferida neste link.