ANO LETIVO

Acolhida Cidadã marca retorno das aulas presenciais após 2 anos

Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade

Foto: Fernando Halal/Secom

Recepção aos calouros, passeios e apresentações de cursos estiveram entre as principais atividades no primeiro dia de programação da Acolhida Cidadã em todos os campi da FURG, nesta segunda-feira, 25.

Notícias Relacionadas

O evento, que ocorre desde 2010, busca receber os novos estudantes com ações pautadas no respeito e na afetividade. É o momento de recepcionar e integrar os acadêmicos novatos, no retorno às aulas presenciais após 2 anos de pandemia.

As atividades são propostas por unidades acadêmicas, coletivos, associações e demais grupos ligados à universidade. Há ações específicas para determinados cursos, outras gerais, para estudantes recém-chegados matriculados em cursos da universidade. Para acompanhar a programação, basta acessar aqui e navegar pelos dias do calendário.

Há desde visitas a unidades como o CAIC e a Biblioteca Universitária, até momentos para que os calouros contem suas histórias de vida, passando por aulas inaugurais, palestras, campanhas de doação de alimentos e a apresentação de projetos como o Bicharada Universitária. A Acolhida é organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com unidades acadêmicas e administrativas.

Campus SAP
Na manhã desta segunda-feira, 25, a Unidade Bom Princípio do campus Santo Antônio da Patrulha acolheu os novos e antigos alunos para o início do ano letivo de 2022, provenientes dos mais diversos estados brasileiros.

A Acolhida Cidadã teve início com uma mensagem de boas-vindas do diretor, Antônio Valente e da vice-diretora, Darlene Webler. Ambos apresentaram o campus aos discentes veteranos e calouros, além de informar aos mesmos sobre questões acerca das coordenações de cursos, assuntos acadêmicos, pró-reitorias, apresentação dos funcionários da universidade e do seu funcionamento.

Vindos dos mais diversos cantos do Brasil, como Pernambuco, Goiás, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro, os alunos puderam falar um pouco sobre suas expectativas em relação ao ano letivo que inicia e também sobre o que esperam a respeito da nova vida dentro da comunidade acadêmica inserida em uma nova cidade, tão distante da deles.

Para Alessandra Ruivo, de 24 anos, aluna do 9º semestre do curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, voltar às aulas presenciais, após dois anos em atividades remotas é bom e ruim ao mesmo tempo. “É bom pela oportunidade de voltar ao ambiente acadêmico e ruim porque o acesso remoto também permitiu adequar nossa vida a uma nova rotina, onde eu consegui conciliar as aulas com um estágio em outra cidade e agora, com o retorno presencial, precisei abrir mão do estágio para voltar e continuar as aulas”, conclui a acadêmica, que é natural de Imbé.

Já para o calouro João Vitor Vieira, de 19 anos, que iniciou hoje as aulas no curso de Engenharia de Produção, a expectativa é grande. “É meu primeiro dia, ainda não consegui conhecer todo o campus, mas é muito gratificante estar em um lugar tão bom como esse, e numa universidade federal, ainda mais fazendo o curso que eu sempre quis”, diz o acadêmico de Porto Alegre.

Durante a tarde a programação continuou intensa, iniciando com uma palestra da Prae sobre as ações e políticas de permanência na FURG, com orientações sobre a vida universitária, ministrada pela coordenadora Alini Mariot e pelo psicólogo do núcleo da Pró-reitoria, Roberson Rosa.

As atividades da Acolhida Cidadã seguem até o dia 29 de abril, sexta-feira, no campus, durante os três turnos, terminando com uma gincana de integração entre todos os cursos sempre obedecendo as orientações e protocolos do plano de Contingência da Covid-19.

Campus SLS
Com o clima de expectativa entre a comunidade discente e docente, a diretoria do campus São Lourenço do Sul preparou uma programação especial para celebrar o tão esperado retorno às aulas. Durante toda a primeira semana letiva, entre os dias 25 e 29 de abril, ocorrem múltiplas ações da Acolhida Cidadã.

Além de atividades informativas, que buscam explicar aos estudantes o funcionamento do Campus São Lourenço, a programação conta com intensa agenda cultural, no intuito de fomentar a integração entre a comunidade acadêmica.

O diretor do Campus São Lourenço do Sul, Eduardo Vogelmann, destaca que “todas as atividades da Acolhida são pensadas com o objetivo de acolher da melhor maneira possível os ingressantes e mostrar o contexto da universidade, com as informações qualificadas e uma boa recepção daqueles que já estão inseridos nela, contribuindo com a adaptação dos novos estudantes”.

Vogelmann reforça que o evento “é um importante momento de comunhão e iniciação ao ensino superior, em que conhecem a estrutura e infraestrutura da universidade em que irão cursar sua graduação, além de ser um importante momento de socialização com os demais servidores e futuros colegas”.

As edições de 2020 e 2021 ocorreram de forma online, em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Agora, com a retomada das atividades presenciais, a Acolhida 2022 é ainda mais especial. Segundo Vogelmann, a edição deste ano vem sendo planejada desde janeiro, em conjunto com os servidores e discentes do Campus São Lourenço do Sul.

Ele explica que os cuidados sanitários estão sendo prezados. “Apesar da melhoria do estado sanitário e redução dos números de contaminados é fato que a Covid-19 ainda não foi superada e isso deve gerar ansiedade e certa apreensão na retomada presencial. Para isso a FURG pensou e estabeleceu protocolos rígidos e adequados ao momento para preservar a saúde de todos os membros da comunidade acadêmica”.

Para o diretor, o momento será muito importante para todas as pessoas que fazem parte da FURG em São Lourenço do Sul. “Acolher aos calouros é um momento de reacolhimento de toda a comunidade universitária. A programação semanal está repleta de atividades e será muito produtiva para todos”, salienta.

Campus SVP
Prédios e corredores do campus Santa Vitória do Palmar voltam a ser ocupados por professores e alunos dos cinco cursos ofertados pela FURG na cidade dos mergulhões. Para esse aguardado retorno, direção, coordenações e centros acadêmicos prepararam diversificada programação de integração e boas-vindas à comunidade acadêmica.

As atividades, previstas para acontecer ao longo da semana, contemplam rodas de conversa, apresentação de coletivos, aulas inaugurais, passeios pelo centro histórico da cidade e demais dinâmicas de confraternização entre veteranos e calouros. Para a noite de hoje, 25, data que marca a retomada das aulas presenciais, estão programadas as seguintes atividades: apresentação do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Laboratório de Pesquisa em Turismo; roda de conversa com a coordenação do curso de Comércio Exterior, ocasião em que serão apresentadas as normativas da Universidade e do respectivo curso, e uma apresentação musical com a cantora Aysha Cardoso, organizada pelo curso de Tecnologia em Eventos.

Para o diretor do campus, Fernando Comiran, “essa semana de Acolhida é muito especial” porque, de acordo com o professor, além de receberem os ingressantes de 2022 também serão acolhidos os (as) estudantes de 2020 e 2021 e que ainda não conheciam o campus. “Esperamos que as atividades dessa semana possam acolher da melhor forma possível toda nossa comunidade acadêmica”, complementa.

*Matéria produzida em conjunto com Claudia Laguna, Gabriela Schmalfuss e Otávio Chagas GALLERY_CONTENT_START[{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-1-furg.jpg","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-2-furg.JPG","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-3-furg.JPG","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-4-furg.JPG","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-5-furg.JPG","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-6-furg.JPG","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-7-furg.jpeg","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-sls-1-furg.JPG","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"},{"url":"https://www.furg.br/arquivos/Noticias/2022/Institucional/25-04-2022-acolhida-sls-2-furg.JPG","description":"","title":"Apesar do mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade","caption":"Fernando Halal/Secom"}]GALLERY_CONTENT_END

 

Galeria

Mesmo com o mau tempo em boa parte do Estado, programação de boas-vindas percorre todos os campi da universidade

Fernando Halal/Secom