MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

Abertura oficial da 22ª MPU lotou o Cidec-Sul nesta quarta-feira, 25

Edição destaca o debate sobre IA, com o tema “Integrando Inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

O Cidec-Sul, na manhã desta quarta-feira, 25, recebeu a abertura oficial da 22ª Mostra da Produção Universitária (MPU). A solenidade busca consolidar a volta à presencialidade – movimento retomado na edição anterior -, após dois anos de atividades remotas devido à pandemia. Ao todo foram mais de 1.600 trabalhos inscritos e se espera, ao longo dos três dias de programação, mais de 2 mil ouvintes distribuídos entre atividades de palestra, oficinas, apresentação de trabalhos e workshops.

Notícias Relacionadas
Participaram da abertura do evento o reitor em exercício, Renato Duro Dias; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi; a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado; o Pró-reitor de Inovação e Tecnologia da Informação em exercício, Diogo Paludo; e o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Leandro Bugoni, representando a comissão organizadora da edição.

Na ocasião, o coordenador, Leandro Bugoni, deu as boas vindas aos presentes, agradecendo à comunidade acadêmica pelo grande engajamento durante os preparativos do evento, destacando, também, a importância da ocupação dos espaços físicos da universidade. “Este é um evento de grande importância para o ensino, a pesquisa, a inovação, a extensão e a cultura da FURG; e ele se torna ainda mais especial nesta ocasião, com o auditório cheio, em que retomamos a presencialidade completa da MPU. Estávamos ansiosos por esse momento, pelos apertos de mão, os abraços e as discussões presenciais que acontecem nos diferentes espaços da mostra”, disse o professor.

O ponto foi enfatizado, também, pelo pró-reitor Eduardo Secchi, que declarou enorme satisfação em ver a vasta maioria dos assentos do Cidec ocupados por professores, técnicos, terceirizados e estudantes da universidade. “A presencialidade foi uma grande insistência da comissão organizadora este ano. Promovemos um intenso debate e sustentamos a importância de incentivar, uma vez mais, um dos pilares do fazer acadêmico que é a ocupação dos espaços e a troca de experiências por meio de debates olho no olho. Para nós, nada é mais importante do que ver a universidade florida, cheia de gente; essa é a essência da educação superior”, ressaltou o gestor.

Por fim, em sua manifestação, o reitor em exercício comentou sobre a temática desta edição: Integrando Inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento, que inicia de forma institucional o debate sobre Inteligência Artificial junto à comunidade acadêmica da FURG. “A junção de diversas inteligências é naturalmente exigida durante toda jornada acadêmica – e mesmo depois-, atualmente, se faz ainda mais necessária para debater e entender os limites da inteligência artificial, que é o que vamos fazer aqui durante os próximos três dias”, explicou Renato.

Ainda em suas palavras, a MPU é uma ação de extrema importância para a FURG, e envolve inúmeras ações. Atualmente, a iniciativa é composta por oito eventos, três deles ainda mais antigos do que a própria concepção da mostra; em 2023, foi incluída uma nova proposta, resultando na estreia do 1º Mind: Mostra de Internacionalização para o Desenvolvimento Institucional. O espaço se dedica à promoção de ações que estimulem um ambiente institucional de internacionalização, além de possibilitar o acompanhamento dos programas de internacionalização desenvolvidos na universidade.

“Todos estes eventos que formam a MPU, bem como toda programação que compõe o evento, estão concentrados em um período de três dias, onde tradicionalmente a FURG pára suas atividades cotidianas, proporcionando a reflexão e o pensamento crítico acerca de suas ações de ensino, pesquisa, inovação, cultura, extensão, internacionalização e assim por diante”, comentou o vice-reitor, que completa: “sobretudo, essa parada é essencial para refletir e escutar uns aos outros, promover integração e ocupação dos espaços físicos da instituição; assim, a MPU possibilita desenvolver e qualificar o saber e o fazer universitário em toda sua extensão. Nossa comunidade se envolve e curte - no verdadeiro sentido da palavra -, esse momento, ocasião em que podem apresentar seus trabalhos, seus esforços acadêmicos, suas propostas; além de participar de oficinas e realizar diálogos interdisciplinares, de forma muito diferente do que fazemos nos laboratórios e salas de aula”.

IA como Tecnologia Disruptiva na Sociedade do Conhecimento

Este foi o título da palestra-aula ministrada pela professora homenageada deste ano, Silvia Botelho. Na oportunidade, a docente comentou sobre o contexto global, uso das ferramentas digitais em diversos ramos profissionais e, em especial, como elas podem auxiliar na prática diária da educação, tanto para professores quanto para estudantes.

Ao longo da apresentação, por meio de uma ferramenta digital, os participantes puderam interagir com a professora, respondendo perguntas que iam aparecendo nos telões do Cidec-sul por meio de QR Codes.

É possível assistir à apresentação de forma assíncrona no canal da FURG no Youtube

 

Galeria

Edição destaca o debate sobre IA, com o tema “Integrando Inteligências: os desafios da universidade na sociedade do conhecimento

Hiago Reisdoerfer/Secom