INGRESSO

A FURG em pandemia: um guia para novos estudantes

Aqui estão compiladas as informações mais relevantes que você precisa saber para começar suas atividades

Desde meados de março de 2020, a FURG vem adotando medidas de distanciamento controlado e isolamento social, em ordem de minimizar a circulação de coronavírus nas ações acadêmicas da instituição. Dessa forma, foi estruturado um planejamento institucional para habilitar os professores e técnicos para a migração temporária das atividades de ensino para o ambiente virtual. Hoje, a universidade segue operando neste molde, e, em função da situação atípica, concentramos neste espaço, as informações mais relevantes para os novos estudantes começarem suas jornadas acadêmicas; confira.

Notícias Relacionadas

Um pouco sobre a FURG

O envolvimento e o compromisso com a sociedade marcam a trajetória da FURG. Originada a partir de esforços conjuntos de distintos setores do município do Rio Grande, ainda na década de 1950. Desde 1987, a instituição assume como vocação os ecossistemas costeiros e oceânicos, comprometendo-se com a criação e a difusão de conhecimento dedicado a compreensão das manifestações naturais, sociais, culturais e históricas do ecossistema na qual se insere devido sua posição geográfica.

Atualmente, por meio de sua estrutura multicampi, a FURG estende sua atuação para as cidades de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar consolidando-se como um importante dinamizador social do extremo sul do Rio Grande do Sul e do Brasil. Hoje, a universidade expande suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em ordem de promover um desenvolvimento ativo e sustentável da região. Para saber mais sobre a história da FURG, clique aqui.

AVA: ambiente virtual de aprendizagem

Em função do contexto pandêmico, a FURG, com todo potencial e magnitude de seus espaços físicos, precisou recuar e elaborar um plano para continuar mantendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, durante o período atípico. Assim, em julho de 2020, foi apresentado à comunidade a nova sala de aula virtual da instituição: o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além de sua integração ao Sistema Acadêmico, o AVA trouxe para a universidade evoluções em navegabilidade, inclusão, portabilidade e segurança da informação, além de proporcionar um espaço seguro para o desenvolvimento das atividades acadêmicas durante a pandemia.

O desenvolvimento da plataforma foi um projeto desenvolvido pelo Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sead). Até o seu lançamento, a universidade contava com o suporte de dois ambientes virtuais: o Moodle FURG e o Moodle Universidade Aberta do Brasil EaD, com aproximadamente 40 mil participantes. O AVA, por sua vez, traz interfaces ilustradas para serem exploradas pelos docentes no desenvolvimento de ações pedagógicas (a exemplo de fórum, glossário, pesquisa, laboratório de avaliação, base de dados).

Para auxiliar a comunidade acadêmica a compreender sobre suas potencialidades em termo de ensino-aprendizagem, a universidade criou também o AVA Formação, um espaço integrado de consulta, estudo e apoio técnico-pedagógico sobre o AVA FURG, com informações e orientações específicas para professores, estudantes e tutores.

Guia Acadêmico

Desenvolvido pela Pró-reitoria de Assuntos Estaudantis (Prae), o Guia Acadêmico é um compilado de informações práticas para os estudantes ingressantes na FURG, na intenção de minimizar as dúvidas operacionais e estruturais de como a instituição funciona e desenvolve suas atividades diárias. O material, atualizado anualmente, explica de forma didática todos os serviços e programas que estão à disposição dos da comunidade acadêmica da universidade. Para conferir a versão mais recente do documento, clique aqui.

Editais: bolsas e outras oportunidades

Para saber sobre oportunidades de bolsas e estágios na FURG, acompanhe o espaço do portal destinado aos editais disponíveis. É neste espaço que também são publicados os documentos editais vigentes referentes à graduação e pós-graduação, bem como dos setores de extensão e pesquisa universitária. Confira a editoria clicando aqui.

E por falar em portal...

O portal online é o espaço virtual dedicado a concentrar informações e notícias sobre a FURG na web. Atualizado diariamente, é por lá que você fica sabendo de tudo que está acontecendo na universidade, desde ações institucionais e eventos programados até avisos sobre operacionalidade e disponibilidade de recursos. Confira mais detalhes clicando aqui.

Outros meios de comunicação que a FURG adota para se fazer presente junto à comunidade são as plataformas digitais Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, onde são realizadas diversas atividades específicas, cada espaço com a sua programação exclusiva.

Ouvidoria

Outro setor importante na formação da universidade é a sua Ouvidoria. Destinada ao exercício da cidadania, o espaço resguarda à comunidade a possibilidade de se manifestar, dar sugestões, fazer elogios, reclamações, denúncias e solicitações. Este é um canal de comunicação entre o cidadão e a Instituição, na finalidade de contribuir com a melhoria da FURG.

A Ouvidoria exerce papel mediador nas relações envolvendo instâncias universitárias e os integrantes das comunidades interna e externa, examinando e encaminhando as demandas aos setores competentes, identificando melhorias, propondo mudanças, assim como, apontando irregularidades. Para acessar a página da Ouvidoria, clique aqui.