SETEMBRO AMARELO

Coordenação de Bem Viver Universitário da Prae realiza atividades para promoção da saúde mental

Ações vão desde a prática de esportes, palestras, sarau e almoço especial

Dedicado a valorização da vida e ao cuidado com a saúde mental, o mês de setembro é conhecido mundialmente como Setembro Amarelo. E para marcar essa campanha, a FURG através da Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), promove diversas atividades para a comunidade universitária.

Notícias Relacionadas
No dia 20 de setembro, acontece um almoço especial no Restaurante Universitário em comemoração ao Dia do Gaúcho. A atividade organizada pelas nutricionistas da Coordenação de Alimentação, Alojamento e Transporte Estudantil (Caate), tem como objetivos trazer em datas pré-estabelecidas, comidas típicas das diversas regiões do país ou alusiva a uma data comemorativa, e fazer com que os estudantes, principalmente moradores das Casas do Estudante Universitário (CEUs) sintam-se acolhidos no momento da sua refeição, fazendo com que melhore sua autoestima e a sensação de bem estar.

A atividade intitulada “Setembro Amarelo: promovendo saúde mental na universidade através do movimento e da qualidade de vida”, realizada pelo grupo de psicólogos da CBVU em parceira com as Atléticas da FURG, acontece no dia 24 de setembro no Centro Esportivo, no Campus Carreiros.

Na ocasião terá visita guiada para os estudantes conhecerem sobre esportes e atividades físicas na universidade.
E em parceria com a Caate, acontecerá um diálogo com a nutricionista Clarice de La Rocha e os estudantes presentes na atividade, sobre alimentação e os efeitos no comportamento das pessoas sob os aspectos físico, mental e social.

Já no dia 25 terá jogo de vôlei e futevôlei, no Cassino, com local a ser confirmado. Nas redes sociais das Atléticas ao longo do mês de setembro acontecerá campanha explicitando a importância das atividades físicas que podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, sem a necessidade de ser atleta, e cuidados para a promoção do bem viver, como qualidade de vida e desenvolvimento de uma atmosfera agradável a todos.

No dia 28 acontece um sarau em parceria com o Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e o Instituto de Letras e Artes (ILA) no bicicletário, em frente ao Restaurante Universitário (RU) do Centro de Convivência (CC), com música, declamação de poesia e outras atividades artístico-culturais, para reestabelecer os laços da presencialidade pós o período pandêmico.

Palestras

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, a Liga de Psiquiatria e a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) através da Diretoria de Atenção a Saúde (DAS), convidam servidores/as, discentes e técnicos-administrativos em educação para o ciclo de palestras que abordará os seguintes temas:

22/09/2022 - "Não tire o batom vermelho" - Palestra sobre violência e assédio contra a mulher. Horário: 10h. Local: auditório do prédio das Pró Reitorias.

23/09/2022 - "Enfrentando aos estigmas e preconceito a população LGBTQIA+" Horário 14h. Local: auditório do prédio das Pró Reitorias.

26/09/2022 - "Identidades negras e o aparentamento de quem somos". Horário: 14h Local: auditório do prédio das Pró Reitorias.

27/09/2022 - "Fatores de risco e protetores do adoecimento psíquico." Horário 14h. Local: auditório do pavilhão 4.

As palestras serão executadas por gestores, acadêmicos e profissionais que atuam diretamente no acolhimento, tratamento e estudo dos temas que serão discutidos.

 

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Galeria

As palestras serão executadas por gestores, acadêmicos e profissionais que atuam diretamente no acolhimento, tratamento e estudo dos temas que serão discutidos

Divulgação