O curso Especialização Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos, na modalidade on-line, aprovado recentemente na FURG, terá a oferta da sua primeira turma, no ano de 2021, com 20 estudantes.
Geducação realiza leitura de obra sobre privatização na educação
Ouvidoria da FURG palestra no 2º Fórum Regional de Ouvidorias
Editora da FURG participa da 3ª Reunião Ordinária da ABEU Regional Sul
Para marcar o início das atividades, o curso promoverá sua aula inaugural, com a participação da Profª. Drª. Claudia Pereira Vianna, da Universidade de São Paulo (USP), com a fala “Gênero, sexualidade e educação: tempos de disputa”. A aula inaugural, que acontecerá no próximo dia 10, às 19h30, pela plataforma Google Meet, destina-se apenas aos/às estudantes e professores/as que atuam no curso.
A proposição para a criação desse curso emergiu a partir dos movimentos que o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), da FURG, vêm promovendo ao longo dos seus 18 anos de atuação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Através dessas ações e publicações é possível perceber o compromisso do Grupo com os debates acerca das questões de corpos, gêneros e sexualidades, as quais possibilitam a construção de uma sociedade que reconheça as diferenças e as diversidades.
O curso está lotado no Instituto de Educação, é uma parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e tem como coordenadoras as professoras doutoras Juliana Lapa Rizza e Gisele Ruiz Silva (IE/FURG). A proposta do curso é contribuir para a formação continuada dos/as profissionais da educação, saúde e de outras áreas, por meio das tecnologias da informação e comunicação, nas temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nas escolas e nos diversos espaços educativos.