COVID-19

Instituto de Educação reforça cuidados com idosos

Manter alimentação saudável e praticar atividades físicas são algumas das recomendações

O Instituto de Educação (IE) da FURG, em concordância com o Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano, orienta cuidados para prevenção de idosos no período de contaminação do Coronavírus (Covid-19).

Notícias Relacionadas
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia recomenda o isolamento social de idosos, acima de 60 anos, principalmente os portadores de comorbidades crônica (como hipertensão, diabetes, doença renal e outras), e aqueles acima de 80 anos sem comorbidades. A docente Mirella Valério, do IE, reforça que os cuidados com a população idosa devem ser redobrados, com relação à higiene, alimentação e práticas de atividades físicas, considerando as fragilidades orgânicas do processo de envelhecimento humano, como a deficiência do sistema imunológico.

Assim, seguindo as recomendações da Sociedade Americana de Medicina do Esporte, Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, Conselho Federal de Nutricionistas e Associação Brasileira de Nutrição, a população idosa é aconselhada a aliar a prática de atividades físicas moderadas/intensas – em ambientes sem aglomeração –, com uma alimentação saudável. Acesse aqui um guia de alimentação saudável em tempos de Covid-19.

Nuti
Desde 1998, a FURG desenvolve, gratuitamente, ações e atividades para os idosos rio-grandinos. O Núcleo Universitário da Terceira Idade (Nuti) é um programa extensionista voltado para a comunidade idosa que oferece projetos como ginástica, musculação, dança, alfabetização, curso de Espanhol, Oficina da Memória, entre outros.

A coordenação do programa é compartilhada pelos institutos de Educação (IE) e de Ciências Humanas e da Informação (ICHI).

Devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19), as atividades do Nuti estão paralisadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3237-3601.

Nota pública Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano