Uma história de sucesso

Aniversário de 10 anos do Campus de Santo Antônio da Patrulha foi comemorado junto à comunidade

Gestores, políticos e lideranças locais comemoraram a consolidação da FURG no município

Foto: Maria Rita Martins

Foi com um domingo ensolarado que a comunidade patrulhense foi à Praça da Nossa Senhora da Boa Viagem, na Cidade Baixa, comemorar os 10 anos do Campus de Santo Antônio da Patrulha no município e também os 50 anos da Universidade. Para as comemorações, atividades de dois eventos aconteceram juntas e presentearam o público com diversas atrações, o “Festival de Integração e Cultura”, promovido pela FURG através da Pró-reitoria de Extensão (PROEXC) e o “Domingo Cultural”, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes.

Notícias Relacionadas

Quem circulou pela Praça em Santo Antônio da Patrulha pode conferir exposições de artesanatos, gastronomia, doces típicos da região, além da mostra de projetos que promovem a integração da FURG com a cidade. A tarde contou ainda com diversas apresentações artísticas e culturais, como o Grupo Cantom representando o movimento Coral da FURG, a Banda de Garagem da Escola Municipal AABB Comunidade da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, que apresentou o projeto “SAP mais Acessível” da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/SAP), encantando os presentes com canções interpretadas pela linguagem dos sinais.

Também foram apresentadas as rainhas das equipes da “1ª Gincana Cultural de Santo Antônio da Patrulha”, promovida pela Associação Atlética Acadêmica. O evento contou ainda com a participação do Palhaço Bolaxa, com o espetáculo de rua “O Petit do Palhaço”. O Campus de Santo Antônio da Patrulha esteve presente na Praça com representações da Empresa Junior EngerSolution Consultoria Jr, Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais, Associação Atlética Acadêmica FURG-SAP, Grupo de Empreendedorismo Social, Projeto FURG Social, PIBID Ciências Exatas e Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos, docentes, técnicos em educação, estudantes e terceirizados.

No palco da Praça da Boa Viagem, a FURG e a Prefeitura Municipal foram representadas pela reitora, Cleuza Maria Sobral Dias; pelo vice-reitor, Danilo Giroldo; pelo diretor do Campus, Antônio Valente e pelo prefeito municipal, Daiçon Maciel da Silva.

Antônio Valente, diretor do Campus, lembrou que a universidade nasceu de um sonho da comunidade de Santo Antônio da Patrulha e região, “quero agradecer ao apoio recebido desde o começo e dizer que continuamos trabalhando firme para oferecer novos cursos e oportunidades para este município e também para aqueles que aqui chegam à procura da universidade pública federal”, mencionou ele. Já o prefeito do município ressaltou que a chegada da FURG foi a realização de um sonho. “No meio dessa praça e de tanta gente que faz do nosso sonho, a nossa paixão, poder homenagear em praça pública a Universidade Federal do Rio Grande, é um momento de muita alegria. Agradeço a presença de todos que vieram comemorar os 10 anos da FURG na cidade e também os 50 anos da Universidade”, mencionou Daiçon Silva.

A importância da FURG para o município foi ressaltada pelo prefeito de Santo Antônio da Patrulha, “uma cidade cresce pela sua população, pela instalação de empresas, pela geração de emprego e renda, mas ela só se desenvolve de forma vantajosa, quando está implementado na cidade uma universidade pública federal. Assim, estamos permitindo que todos os patrullhenses tenham acesso ao ensino desde a escola básica até a pós-graduação. Além de poder oferecer toda estrutura da FURG para os diversos estudantes que chegam de outras cidades do Estado e também do país”, enfatizou o chefe do executivo.

A reitora da FURG mencionou a contribuição essencial da sociedade para a criação do Campus e também do importante protagonismo desempenhado pela comunidade acadêmica nestes dez anos. “Desejo que possamos manter este compromisso e devolver para esta comunidade que escolheu por ter acesso ao ensino superior, uma universidade que atenda as demandas da sociedade. Agradeço a todos os professores, técnicos e aos estudantes que neste curto período de dez anos, são pioneiros e que abraçam este grande desafio. Este é um trabalho que exige carinho, dedicação e cuidado, e isto esta comunidade tem mostrado pela universidade. A cidade de Santo Antônio e a FURG estão de parabéns, por terem juntas, abraçado este projeto que hoje se tornou uma exitosa realidade”, afirmou a reitora Cleuza Dias.

História do Campus

A história da criação do Campus foi relembrada pelos presentes e também do esforço empenhado à época pelas lideranças locais, pela comunidade e pela gestão da Universidade. Em 2004 foi ofertado para os professores da rede municipal e estadual um curso de formação para professores em serviço; em 2007 foi implementado o Polo da Universidade Aberta do Brasil e em 2009 foi inaugurado o Campus de Santo Antônio da Patrulha com a oferta de dois cursos de Engenharia Agroindustrial – um na área de agroquímica e outro na área de indústria alimentícia. Com isso, 2009 é considerado o ano de inicio do ensino superior público em Santo Antônio da Patrulha. Em 2016, foi criado o curso de Licenciatura Ciências Exatas e em 2019, mais dois novos cursos foram criados, Engenharia de Produção e Administração de Empresas. O Campus de Santo Antônio da Patrulha já conta com duas Unidades, a da Cidade Alta e a de Bom Princípio, além de dois cursos de especialização e um curso de mestrado e com a expectativa de novos cursos para os próximos anos.

Parabéns a FURG

Na manhã de segunda-feira, 02, as comemorações prosseguiram na Unidade Cidade Alta do Campus, com parabéns a FURG e distribuição de palha italiana – feita pelo grupo de mulheres do Projeto Economia Solidária do Nudese da FURG. As celebrações foram acompanhadas por estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados. Além da presença do prefeito e do vice, de vereadores, lideranças e imprensa local.

 

 

 

Galeria

Na imagem mostra quatro mulheres em pé olhando em direção a foto.

10 anos do Campus de Santo Antônio da Patrulha e FIC

Maria Rita Martins