SEMEIA

Oficina para tornar lixo em material reutilizável foi destaque nesta quinta-feira, 6

Construção de móveis com pneus usados aconteceu no Centro de Convivências

Foto: Fernando Halal/Secom

Tirar do lixo, reciclar, reutilizar e transformar em algo novo e até rentável. Esse foi o objetivo da Oficina que aconteceu na tarde de quinta-feira, 6, nas dependências do Centro de Convivência no Campus Carreiros da FURG, em mais uma atividade da 1ª Semeia. Desta vez, os participantes puderam aprender durante um workshop sobre a construção de móveis com pneus usados, ministrado pelos artistas Carlo Diego e Valmir Lopes.

Notícias Relacionadas

A oficina teve o objetivo de apresentar todo o processo relacionado ao manuseio de pneus usados até transformá-lo em um objeto reutilizável. “Nossa intenção é explicar desde a forma de recolhimento do pneu, a higienização, manuseio até os tipos de materiais que são possíveis de utilizar para a transformação desse objeto”, explicou Carlo.

O artista contou ainda que esta é a terceira edição do workshop e, embora trabalhem na confecção de móveis e utensílios originados de outros tipos de matéria prima, são os pneus que mais têm a adesão e a curiosidade das pessoas. “Trabalhamos com pneus desde 2016, e percebemos desde então um bom retorno das pessoas, seja para uso pessoal ou para fazer dessa reciclagem uma fonte de renda”, disse Carlo.

Pensando nisso, é que a oficina desta quinta-feira visou a originar um grupo de WhatsApp, para que seja formada uma rede de apoio onde as pessoas possam tirar dúvidas tanto de produção quanto dos procedimentos legais para a venda dos objetos.

Parceria

Desde 2017 os artistas mantêm uma parceria com o Partage Shopping, onde todo o material que é descartado pelo estabelecimento é destinado ao estúdio de Carlo e Valmir, e lá eles dão novos significados e funções aos objetos que seriam jogados fora. “Ainda vamos aos lixões catar materiais, mas desde que firmamos essa parceria com o Partage, nosso trabalho ficou mais facilitado”, afirmou Carlo.

Quem quiser conhecer o trabalho dos artistas, pode acessar a página do estúdio no Facebook.

 

Fórum Ambiental

Um dos grandes destaques da programação da SeMeiA Sustentabilidade acontece nesta sexta-feira, 7, pela manhã, no Cidec-Sul. O 3º Fórum Ambiental da FURG tem a função de acompanhar a gestão e o planejamento ambiental da universidade, bem como discutir e propor ações que visem a promover sua política ambiental. O evento é gratuito e não é necessário realizar inscrição.

O Fórum Ambiental é formado pelo Comitê Diretor (CD-SGA), pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga-SGA), pelos Agentes de Gestão Ambiental (AGA) das unidades, e por toda a comunidade acadêmica. Presidente do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, fará uma atualização da situação geral do Sistema, trazendo uma abordagem histórica sobre a sua formação e evolução, além da política e regulamentação. Um representante do IFSul, que recentemente implantou o seu Comitê, também integrará o painel a fim de relatar suas experiências. Em seguida, o secretário de Gestão Ambiental, Cleber Palma Silva, apresenta à platéia o relatório com as ações da Secretaria, o relatório junto ao plano de logística sustentável e os planos de redução de consumo.

 

DVD Canção dos Bichos

Outra atividade da SeMeiA marcada para esta sexta, 7, é o lançamento do DVD Canção dos Bichos. O evento é voltado aos educadores da rede pública municipal e ocorre às 15h, também no Cidec-Sul.

 

 

Galeria

Oficina de reciclagem com pneus integrou programação da SeMeiA

Fernando Halal/Secom