A manhã desta quarta-feira, 5, foi marcada pela integração das comemorações dos 50 anos da FURG e a programação da 1ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SeMeiA).
Série documental “Memórias, Vozes e Histórias” celebra 30 anos da FURG FM
FIC em São Lourenço do Sul aconteceu durante a 38ª Feira do Livro
Público lota Cidec-Sul para conhecer obra da Oiant
Os gestores da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias e Danilo Giroldo, estiveram reunidos com os secretários de município de Meio Ambiente, Eduardo Morrone, e de Controle e Serviços Urbanos, Dirceu Lopes, o secretário de Gestão Ambiental da FURG, Cleber Palma Silva, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, servidores e estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) para a nomeação das ruas do Campus Carreiros e o plantio do Bosque dos 50 anos.
A reitora Cleuza Dias reforçou o compromisso da FURG em cuidar do ambiente do campus e relembrou o comprometimento da gestão com as ações estratégicas sobre a temática. “Quando olhamos para este espaço e enxergamos aqui um parque com uma diversidade de flora, assumimos um compromisso de cuidar”, falou. Além, a reitora comentou sobre a nomeação das ruas. “Eu fico muito feliz que estamos inaugurando a nomeação das nossas ruas com referência às árvores nativas e este espaço com o bosque. Que esse bosque possa, ao longo do tempo, ser forte na quantidade de árvores e na beleza”.
O vice-reitor, Danilo Giroldo, falou do ato simbólico que integra um projeto de arborização da FURG. “Temos o projeto de 5 mil mudas que já vinham sendo plantadas por todo o Campus Carreiros. Essa ação faz parte do nosso processo de licenciamento ambiental”. Giroldo também comentou sobre as atividades do SeMeiA, “que tem uma série de ações focadas nessa temática, e tudo isso simboliza um movimento muito importante de consolidação da gestão ambiental na FURG”.
Segundo os gestores, os nomes das vias do Campus Carreiros estão relacionados com a prevalência da flora presente na área e que tenham maior significado para a região. “O conceito aplicado foi o de árvores nativas no extremo sul do Rio Grande do Sul”, explicou Danilo. O Bosque dos 50 anos terá início com quatro figueiras, três corticeiras, dois araçás, uma muda de laranja do mato, duas pitangueiras e cinco tarumãs.
Programação do I Semeia
Para esta quinta-feira, 6, estão programadas oficinas, rodas de conversa e palestras. Servidores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) abordarão o Plano de Ação Nacional de Conservação das Lagoas do Sul no Centro de Convivência (CC), às 9h30. Haverá caminhada para conhecimento dos lagos do Campus Carreiros e circuitos ambientais.
A I SeMeiA faz parte da comemoração dos 50 anos da FURG para celebrar o compromisso da universidade com o ambiente e a sustentabilidade. O evento busca promover a cultura da sustentabilidade através da integração de toda a comunidade acadêmica, oferecendo atividades práticas e teóricas voltadas à conservação ambiental. A programação acontece até o dia 7 de junho, em vários pontos espalhados pela FURG; confira o link abaixo.