O Cirandar 2019: rodas de investigação desde a escola está com inscrições abertas de 13 de maio a 30 de junho, pelo Sistema de Inscrições da FURG. O Cirandar, em sua oitava edição, é um curso de extensão que tem na escrita o artefato de formação a partir do registro e relato da sala de aula de professores de todos os níveis e modalidades de ensino e de estudantes de Licenciatura.
Defesa "Rigidez de linhas híbridas para ancoragem offshore através de visão computacional"
Defesa "Utilização do Maintenance Value Stream Mapping (M-VSM) para a Melhoria do Wrench Time no Processo de Fabricação Mecânica da Manutenção Preventiva: O Caso de uma Indústria de Fertilizantes"
Defesa "Análise de falhas e melhoria de desempenho em eixos excêntricos de britadores de mandíbula"
O curso é semipresencial, havendo dois encontros na FURG: um inicial e um final com a apresentação e a discussão dos relatos sobre a sala de aula articulados ao estudo para a compreensão deste espaço. A mediação de escrita ao longo do curso é feita a distância pela equipe de professores proponentes.