Com grande pesar, a FURG informa o falecimento do professor Giovanni Baruffa, ocorrido na cidade de Pelotas no dia 12 de janeiro, aos 94 anos.
FURG se despede do professor aposentado Vitor Paulo Lopes Leonardo
Nota de condolência em virtude do falecimento do Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto
Reitora é indicada para receber a comenda da Ordem de Silva Paes no dia 19 de fevereiro
O professor Baruffa nasceu em 1927, na Itália. Graduou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Pádua em 1952, e obteve o título de doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Roma.
Em 1968, já no Brasil, ministrou aulas para a primeira turma do Curso de Medicina da FURG. Foi docente efetivo da universidade de março de 1969 a fevereiro de 1997, quando de sua aposentadoria.
Durante aproximadamente dez anos, atuou na África no combate à lepra e doenças tropicais. Teve atuação destacada no combate à doença de Chagas no sul do Brasil e foi um dos incentivadores para a implantação e desenvolvimento do Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia na universidade. Participou de inúmeras pesquisas voltadas às doenças infecciosas e tropicais, tendo uma vasta publicação científica na área.
Como resultado das relevantes atividades desenvolvidas à população e à universidade, foi agraciado com o título de professor emérito da FURG em 2001.
A FURG e a Faculdade de Medicina (Famed) solidarizam-se com seus familiares e amigos neste momento de pesar.