O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre) da FURG recebeu homenagem da Câmara Municipal pela passagem dos seus 30 anos. O voto de louvor foi proposto pelo vereador Rafa Ceroni (Cidadania).
FURG se despede de Jorge Carlos Marques da Cunha
FURG se despede da estudante Gabriela Simões Reis
FURG se despede da estudante Denise dos Santos Mendes
O vereador falou sobre a importância de dar publicidade a políticas públicas da magnitude do Cenpre, que impactam na qualidade de vida da população. Ceroni trouxe um breve histórico sobre o trabalho realizado pelo Cenpre e ressaltou o privilégio que sentiu ao propor essa homenagem e explicou que conheceu essa política por meio de sua mãe. Por fim, desejou sucesso, coragem e força aos servidores para dar seguimento ao trabalho.
A coordenadora do Cenpre, Ana Baisch, agradeceu pelo reconhecimento do legislativo e também pela confiança depositada no Centro por pacientes e familiares. Ela explicou a importante parceria com o Hospital Universitário, onde está localizada a sede do Cenpre.
Além de fazer referência à história de fundação do projeto extensionista, a coordenadora explicou as ações desenvolvidas hoje. O Cenpre desenvolve atendimento individual aos dependentes, atendimentos terapêuticos em grupo para pacientes e familiares, formação de recursos humanos, atividades de ensino de graduação e pós-graduação, cursos de capacitação profissional, trabalho nas escolas e pesquisas científicas para subsidiar as intervenções. Ana também salientou o início recente de uma cooperação internacional de profissionais do Cenpre com o centro de cuidados, acompanhamento e prevenção em adictologia no Centro Hospitalar Santa Ana, em Paris.
Segundo a professora, o Cenpre é um grupo que acolhe pessoas, visando prevenir e tratar de transtornos relacionados ao uso de substâncias químicas. Atua junto à comunidade e serve como referência e apoio a outras iniciativas.
Na oportunidade, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, enfatizou que o trabalho só existe pela dedicação da equipe. Ela também lembrou os professores Fernando e Eli Amarante, idealizadores do Cenpre.
Cleuza argumentou que esse é apenas um dos projetos que a FURG oferece para atender as demandas da comunidade. Ela agradeceu à Câmara por homenagear as ações da universidade. E ainda, afirmou que o Cenpre representa a instituição de ensino no cenário nacional e internacional.
Representando o executivo municipal, a chefe do Gabinete de Programas e Projetos Especiais Darlene Pereira disse que o Cenpre é um modelo de parceria com a prefeitura e que serviu como inspiração para a construção da Coordenadoria Municipal de Políticas sobre Drogas. Darlene, que é oriunda da FURG, contou que fez parte do grupo que deu início ao Cenpre e disse que o trabalho é fruto do esforço diário de servidores e de voluntários.
Carla Amorim, representante da Pró-reitora de Extensão e Cultura, disse que se orgulha de ser testemunha da homenagem e do trabalho desenvolvido pelo Cenpre, responsável por ter a ensinado a fazer extensão.
Acompanhado de seus pais, o vereador Rafa Ceroni fez a entrega da honraria à coordenadora do Centro.
A cerimônia de voto de louvor foi conduzida pelo vereador Edson Lopes (PT) e contou com a presença dos parlamentares Professora Denise Marques (PT) e André Lemes (PT).