MEIO AMBIENTE

Visita a museu paleontológico e cine debate inseriram o campus SVP na programação do Junho Sustentável

Para o próximo ano, expectativa é ampliar ações locais na agenda de sustentabilidade da FURG

Importantes reflexões sobre sustentabilidade socioambiental se intensificaram ao longo do último mês por meio de inúmeras ações que integraram o Junho Sustentável, período dedicado ao debate institucional sobre a temática da ecologia e da conservação do meio ambiente. O campus Santa Vitória do Palmar, através da Comissão Permanente de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (CPGASus), fez parte dessa agenda social com a promoção de duas atividades voltadas para a comunidade acadêmica. No dia 10, foi realizada uma visita guiada ao Museu de Paleontologia Mário Costa Barberena e, no dia 21, aconteceu um cine debate no campus com a exibição do documentário “O Caso do Chocolate”, componente da mostra Ecofalante de Cinema.

Notícias Relacionadas
De acordo com a professora do curso de Turismo e organizadora dessas ações em Santa Vitória do Palmar, Mayara Martins, as atividades foram pensadas de modo a estimular práticas sustentáveis, visando a conservação do meio ambiente. “O intuito foi chamar a atenção para a preservação ambiental, para repensarmos hábitos e tentar, de alguma forma, rever nossas estruturas e o que podemos fazer em questão de ações e projetos que envolvam nossas regionalidades”. Em sua avaliação, a primeira participação do campus SVP na programação do Junho Sustentável foi profícua, pois oportunizou aos discentes, muitos vindos de outros estados do país, uma experiência de imersão na região através do contato com a história e paisagens locais.

Para as próximas edições, a expectativa da coordenação da CPGASus do campus é ampliar as ações na cidade e estendê-las à comunidade externa, impulsionando o impacto social da universidade no extremo sul do Estado e consolidando o projeto de multicampia da FURG. “Nossa intenção é possibilitar mais frutos, que a gente consiga mobilizar e pensar mais ações para o ano que vem com mais acessos e possibilidades de inserção no calendário junto ao campus Carreiros”, avista a professora Mayara.

 Riquezas pré-históricas sob as águas de Santa Vitória

Um dos principais cartões postais do município, o Porto de Santa Vitória do Palmar abeira a Lagoa Mirim, que – conjuntamente da Lagoa Mangueira (também localizada no município), da Lagoa dos Patos e do Lago Guaíba – compõe o maior complexo lagunar da América Latina. Além das bonitas paisagens naturais e de um vistoso pôr do sol, a infraestrutura portuária proporciona a seus visitantes acesso ao Museu de Paleontologia Mario Costa Barberena, instalação onde ocorreu a visitação guiada de estudantes da FURG em atividade alusiva ao mês da sustentabilidade.

No espaço, criado em 2016 em convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a prefeitura municipal, o público tem acesso à reconstituição do processo geológico da Terra desde 4,6 bilhões de anos até os dias atuais. A exposição é direcionada ao Pleistoceno, era geológica que compreende o período entre 2,5 milhões e 11,7 mil anos atrás, e conta com um acervo de fósseis animais como toxodontes, preguiças e tatus gigantes e tigres dente-de-sabre, que habitaram a região.

O guia do museu, o biólogo e professor da rede municipal Jamil Pereira, informa que todo o acervo exposto na instalação foi descoberto na cidade, sendo parte encontrado no entorno do prédio por pescadores da região: “Muitos desses materiais foram trazidos pela comunidade pesqueira aqui da lagoa e isso é mais um motivo para se criar um sentimento de pertencimento, pois os pescadores são muito importantes nesse processo. Isso aqui é deles”. Ainda segundo o professor, o museu está localizado em um ponto estratégico para a cidade pois, ao conhecerem o porto lagunar que dá acesso a uma paisagem exuberante, os visitantes têm a possibilidade de se informar sobre a cultura e pré-história do município.

Essa experiência foi vivenciada pelo estudante natural de São Paulo-SP, Tiago Leles, que cursa Relações Internacionais na FURG. Em sua primeira visita ao museu, o jovem surpreendeu-se com o patrimônio paleontológico pertencente ao local. “Fiquei fascinado com o processo evolutivo da Terra e como nós, agora, estamos contribuindo para a deterioração do planeta. Eu estou na cidade desde 2019 e ainda não conhecia o museu e ele é incrível, com fósseis de animais gigantescos encontrados aqui, muitos nos bancos de areia da lagoa. Gostei bastante da visita”.

Potencialidades pedagógicas da sétima arte

 A segunda ação do campus SVP voltada às atividades do Junho Sustentável foi um cine debate feito a partir do filme “O Caso do Chocolate”, exibido no Laboratório de Pesquisa em Turismo (Latur). O documentário holandês de 2016, disponibilizado para a universidade pela ONG Ecofalante, denuncia o trabalho escravo infantil na África Ocidental na produção de chocolates globalmente consumidos.

A discussão sobre o filme foi mediada pela professora do curso de Tecnologia em Eventos, Alisson Machado. Com pesquisas na área do cinema, a docente explica que cine debates são importantes não apenas porque promovem a divulgação de bens culturais, mas também porque propiciam momentos de compartilhamento de ideias sobre as temáticas apresentadas nas obras cinematográficas e sobre a representação fílmica proposta pelo diretor, com a qual se pode relacionar questões mais cotidianas. “É nessa troca de ideias que vamos percebendo diferentes nuances sobre um determinado problema social e também pensando alternativas de como enfrentar esses problemas e isso vale tanto para os temas da ecologia, como no caso do documentário a que assistimos, quanto para as políticas de representação e formulação de saberes que tecemos ao assistir e debater conjuntamente a um filme”.

Para o egresso do curso de Hotelaria da FURG, Gabriel Nunes Dias de Oliveira, a experiência de conhecer outras visões de mundo, representadas no documentário, e poder refletir, a partir delas, sobre questões locais foi enriquecedora. “Quando nos deparamos com outras visões de mundo, nós podemos refletir sobre o nosso próprio mundo, fazendo um exercício de alteridade. Então, fiquei satisfeito pelo debate que o documentário proporcionou, com pessoas bem envolvidas e dispostas a problematizar o filme e trazer exemplos próximos da nossa realidade”.

 Projeto Agenda Social da FURG

A FURG, em seu contexto multicampi, realiza ações, atividades e projetos que dialogam com diferentes temáticas socioculturais, educativas e ambientais – a exemplo do Junho Sustentável. Com a intenção de visibilizar as produções, refletir sobre temas atuais, bem como celebrar a vida e manifestar os compromissos de luta e resistência, a Agenda Social da FURG foi criada.

O propósito do projeto tem sido dialogar, informar e visibilizar datas que expressam o compromisso social da universidade, bem como criar campanhas que busquem compor uma programação coletiva e plural em parceria, sempre que possível, com os municípios do Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Galeria

Visita guiada ao Museu de Paleontologia Mário Costa Barberena foi uma das ações voltadas à agenda sustentável da FURG.

Otávio Chagas/ Secom