Na tarde de terça-feira, 24, servidores da FURG em Santa Vitória do Palmar foram vacinados contra o vírus da gripe H1N1. De acordo com os agentes municipais de saúde que estiveram no campus, foram aplicadas 43 doses do imunizante em profissionais efetivos, temporários e terceirizados que atuam na universidade. A ação foi uma iniciativa da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde vitoriense.
Festa de Hallowmuertos “aterroriza” e diverte comunidade acadêmica da FURG em Santa Vitória do Palmar
FURG abre processo seletivo para ocupação de vagas ociosas
Estudantes da FURG-SVP já podem avaliar professores na ADD 2023/2
A auxiliar de limpeza Tereza Silva Carvalho (ou Dona Terezinha, como é conhecida no campus) é ciente da importância de campanhas como essa e aproveitou a oportunidade da última terça-feira para ficar em dia com a carteira de vacinação: “É para prevenção, né. Do jeito que estão essas gripes e essas doenças, tem que vacinar. Quando tem vacina no posto, eu faço. Sempre me vacinei”.
Com a finalidade de precaver o surgimento de complicações da doença ou mesmo óbitos, a campanha nacional de imunização contra a gripe, iniciada em 4 de abril, é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas –que se confundem com os da Covid-19. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos considerados prioritários até o dia 3 de junho. Integram estes grupos: idosos, crianças até 5 anos, professores, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
Em Santa Vitória do Palmar, a vacina contra a gripe H1N1 está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde.