Na tarde de terça-feira, 24, servidores da FURG em Santa Vitória do Palmar foram vacinados contra o vírus da gripe H1N1. De acordo com os agentes municipais de saúde que estiveram no campus, foram aplicadas 43 doses do imunizante em profissionais efetivos, temporários e terceirizados que atuam na universidade. A ação foi uma iniciativa da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), em cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde vitoriense.
Alunos da FURG organizam a 3ª Conferência Municipal de Turismo no Balneário da Barra do Chuí
Projeto de Educação Patrimonial realiza city tour com alunos das escolas municipais em Santa Vitória do Palmar
Arraial da Alegria oportuniza uma tarde de brincadeiras e aprendizado para crianças de Santa Vitória do Palmar
A auxiliar de limpeza Tereza Silva Carvalho (ou Dona Terezinha, como é conhecida no campus) é ciente da importância de campanhas como essa e aproveitou a oportunidade da última terça-feira para ficar em dia com a carteira de vacinação: “É para prevenção, né. Do jeito que estão essas gripes e essas doenças, tem que vacinar. Quando tem vacina no posto, eu faço. Sempre me vacinei”.
Com a finalidade de precaver o surgimento de complicações da doença ou mesmo óbitos, a campanha nacional de imunização contra a gripe, iniciada em 4 de abril, é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas –que se confundem com os da Covid-19. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos considerados prioritários até o dia 3 de junho. Integram estes grupos: idosos, crianças até 5 anos, professores, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
Em Santa Vitória do Palmar, a vacina contra a gripe H1N1 está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde.