INTERDISCIPLINARIDADE

Projeto de ensino da FURG-SVP publica livro sobre Relações Internacionais e Literatura

Publicação aborda o diálogo de doze obras com aspectos sociais e humanitários

O projeto de ensino realizado pelo professor Antônio Brito, do curso de Relações Internacionais da FURG no Campus Santa Vitória do Palmar, resultou na publicação “Diálogos entre as Relações Internacionais e Literatura: da palavra escrita à crítica internaciolista”. A obra é composta por doze capítulos, onde em cada tópico são abordados uma obra e o diálogo desta com aspectos das relações internacionais. “A obra literária tem essa característica da liberdade e da verdade de relatar o cotidiano. Então foi muito interessante esse projeto que encerrou com a publicação desse livro, que envolveu doze discentes do curso de RI da FURG-SVP”, explica o professor e organizador da publicação, Antônio Brito.

Notícias Relacionadas
A ideia partiu de um projeto de ensino, ‘Literatura e Relações Internacionais’, e durante um ano junto com os alunos que se inscreveram no projeto foi discutida uma obra literária por mês e cada aluno ficou responsável por escrever um capítulo sobre as interfaces da obra com as relações internacionais. “Foram trabalhadas várias obras da literatura sempre dialogando com alguns aspectos das relações internacionais, sejam históricos, sociológicos, econômicos, antropológicos, geográficos, econômicos e políticos. Essa interface é extremamente fecunda, porque muitos aspectos da RI são revelados a partir da literatura, das narrativas que vem do próprio povo e daqueles que mais sofrem”, ressalta o professor.

Para a aluna Gabrielle Orti, que produziu o capítulo “‘L´amant’ de Marguerite Duras e o ‘Outro’ na perspectiva colonial na Indochina francesa”, diz que “participar desse projeto foi incrível, aprendi muito. Um dos motivos de eu ter escolhido seguir o caminho das Relações Internacionais foi por conta dessa multidisciplinariedade do curso, sempre gostei muito de literatura e poder relacionar os dois foi um desafio, mas também foi incrível. Sou muito grata pela oportunidade”, afirmou a discente. E o professor complementa, “foi um projeto bastante complexo que nos trouxe bastante prazer e alegria com a publicação da obra”.

A publicação pode ser acessada no arquivo abaixo.

“Diálogos entre as Relações Internacionais e Literatura: da palavra escrita à crítica internaciolista”