AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Prazo para estudantes avaliarem desempenho docente vai até 14 de agosto

Iniciativa busca aprimorar a prática de ensino-aprendizagem na universidade

Está aberto o prazo para que estudantes avaliem o desempenho de seus professores ao longo do primeiro semestre letivo de 2022. A Avaliação Docente pelo Discente (ADD), realizada de forma sistemática pela FURG há mais de duas décadas, busca contribuir para a melhoria do ensino na universidade, considerando a análise crítica dos alunos nesse processo.

Notícias Relacionadas
A comunidade discente do campus Santa Vitória do Palmar, assim como dos demais campi, têm até 14 de agosto para participar desse processo avaliativo. O acesso ao formulário da pesquisa ocorre via Sistemas FURG. Serão avaliados todos os professores que ministraram aulas nas disciplinas cursadas durante o período letivo vigente. As respostas são sigilosas, não existindo possibilidade de identificação nominal de quem fez a avaliação.

Segundo a pedagoga e técnica em assuntos educacionais do campus, Lauren Azevedo Poersch, a ADD é uma importante ferramenta para os alunos compartilharem suas impressões sobre o aprendizado das disciplinas cursadas. “É um espaço para os estudantes avaliarem se a metodologia em sala de aula atendeu suas necessidades e, para os docentes, é uma possibilidade de se revisar estratégias de ensino. Então, é bom para o professor, que tem um feedback do trabalho realizado e é bom para a instituição, como um todo, que pode elaborar formas de auxiliar o professor, proporcionando um processo ensino-aprendizagem mais significativo para os estudantes, que atenda as múltiplas diversidades de aprendizagem que recebemos no campus”.

Os resultados da pesquisa serão disponibilizados após o término do período letivo no Sistema FURG, no menu Avaliação do Docente/Turmas – Resultados. O estudante tem acesso à informação de como ficaram as médias gerais das questões na FURG, no curso, e na unidade acadêmica do seu curso. De posse dos resultados, as unidades acadêmicas e coordenações de curso analisarão e elaborarão um relatório, contendo ações previstas para a melhoria das atividades de ensino de seus docentes.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.