Integração

Diretora do Campus Santa Vitória do Palmar participa do 1º Seminário Forcampi

Realizado na Bahia, evento possibilitou troca de experiências entre dirigentes

De 12 a 14 de setembro, a diretora do Campus Santa Vitória do Palmar, Fabiane Simione, participou do 1º Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (Forcampi).

Notícias Relacionadas
O encontro aconteceu na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro. De acordo com Peterson Andrade, coordenador nacional do Forcampi, a integração dos esforços e a reunião das experiências exitosas das direções de campi representa o objetivo do Forcampi. “O evento promoverá novas ações dos diretores, pois assistimos apresentações inspiradoras, tais como a experiência da vice-reitora da Universidade Federal de Viçosa e do diretor do campus de Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Além disso, conhecemos as realidades de áreas carentes e de difícil acesso, tais como do diretor de Oiapoque e dos diretores da Universidade Federal do Oeste do Pará”, disse.

O diretor do campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, Renato Bochicchio, explica que o Forcampi “é resultado da realização de diversas audiências públicas no Congresso Nacional, encontros e movimentos específicos que buscaram inicialmente, denunciar as dificuldades de muitas realidades de campi ausentes de infraestrutura e recursos humanos mínimos para seu desenvolvimento”. O diretor enfatizou que, passados dois anos, para sai estruturação, o Forcampi busca ocupar espaço no debate sobre a política educacional brasileira, em articulação com demais atores, com vistas aos enfrentamentos necessários da realidade atual brasileira.

Ao final do evento, foi aprovada a “Carta de Porto Seguro do Forcampi”, que sintetiza aspectos da realidade dos campi, além de preocupações dos seus dirigentes e possíveis soluções para superar esses desafios.