ACOLHIDA CIDADÃ

Desafios e oportunidades para profissionais de Comércio Exterior é tema de aula magna na FURG em Santa Vitória do Palmar

Palestra online ocorrida na noite de quinta-feira, 28, foi proferida por experiente gestor no ramo de assessoria em Comex

Calouros e veteranos do Bacharelado em Comércio Exterior da FURG em Santa Vitória do Palmar tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de atuação do profissional de Comex em evento organizado pela coordenação do curso para a semana da Acolhida Cidadã.

Notícias Relacionadas

A aula inaugural, que aconteceu de forma remota na noite de quinta-feira, 28, foi ministrada por Fabio Belau, Diretor Geral das empresas Conexo Logistics e Sieben Negócios Internacionais. Com mais de 35 anos de experiência na área, o gestor, a partir de sua própria trajetória, apresentou um panorama histórico sobre o campo do Comércio Exterior no Brasil e expôs algumas tendências para o mercado em um futuro cada vez mais globalizado e mediado pela tecnologia.

Ao longo de sua fala, o palestrante destacou que o Brasil ainda “engatinha” na área de Comércio Exterior, representando apenas 1% do mercado global de exportação e importação, o que possibilita ao profissional brasileiro grandes oportunidades de crescimento: “nós temos um planeta, um mundo todo para explorar, tanto para vender como para comprar”. Para isso, salienta as necessidades de se contornar os desafios impostos pela burocracia nacional e de se investir cada vez mais na melhoria das estruturas física, fiscal e logística do país.

Em seu entendimento, o mercado atual oferece dezenas de oportunidades de atuação na área de Comex – com potencial de transformarem-se em centenas, de modo que existe hoje no Brasil um “mar de oportunidades” para esses profissionais. Fabio Belau ainda aconselhou aos estudantes o aperfeiçoamento nos conhecimentos de línguas estrangeiras, geografia, matemática e economia. Para além disso, enfatizou que boa relação interpessoal e proatividade são atributos necessários para a obtenção de êxito na carreira: “As pessoas são a base para toda e qualquer atividade. O respeito, a resiliência e a proatividade são a marca de qualquer profissional de sucesso”.

Para o coordenador e organizador do evento, professor Ricardo Saraiva Frio, a fala do convidado possibilitou aos alunos a compreensão da pluralidade da área em Comércio Exterior. Recuperando um trecho da aula, no qual o palestrante menciona haver uma carência de bons profissionais no ramo, o professor Ricardo avista que “uma boa formação pode fazer a diferença para nossos alunos”. No decorrer do ano, estão previstas outras atividades que fomentem essa integração entre academia e prática, informa.