Professores, técnicos administrativos em educação, servidores terceirizados e alunos da FURG-SVP puderam se vacinar contra a Influenza e a Covid-19 em campanha realizada na tarde de segunda-feira, 22. Foram aplicadas 85 doses dos imunizantes na ação promovida, conjuntamente, pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS/Progep), direção do campus e Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar.
Alunos da FURG organizam a 3ª Conferência Municipal de Turismo no Balneário da Barra do Chuí
Projeto de Educação Patrimonial realiza city tour com alunos das escolas municipais em Santa Vitória do Palmar
Arraial da Alegria oportuniza uma tarde de brincadeiras e aprendizado para crianças de Santa Vitória do Palmar
Para o diretor Fernando Comiran, a possibilidade de trazer esse tipo de ação ao campus novamente é importante não apenas por proporcionar a imunização da comunidade acadêmica, como também por contribuir na aceleração da cobertura vacinal da população vitoriense como um todo. “Esse é um esforço que fazemos, juntamente com o poder público municipal e com a DAS/Progep, para cooperar com o processo de vacinação da nossa cidade. A Secretaria de Saúde de Santa Vitória do Palmar sempre poderá contar com a FURG em suas campanhas de imunização”, afirma o gestor.
A estudante Larissa de Oliveira, contornando à aflição que sente por agulhas, aderiu à campanha e tomou as duas doses de vacina. Mais do que isso, incentivou uma amiga a fazer o mesmo. “Eu arrastei minha amiga, porque ela estava com medo de tomar. Aí eu falei para ela: ‘a gente tem que ir, precisamos cumprir o nosso papel porque a prevenção é muito importante’”. A jovem, embora nunca tenha contraído Covid-19, acompanhou o drama de familiares próximos que foram acometidos pela doença. Essa experiência, relata, ensejou na conscientização de que se vacinar é um ato de cuidar de si e também do outro.
Indicadores de Imunização locais
Iniciada em 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece até 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, ao menos, 90% dos grupos considerados prioritários. Em Santa Vitória do Palmar, essa cobertura vacinal está em 35,5% até o momento, índice bem inferior ao esperado.
De acordo a Vigilância em Saúde do município, a procura por vacinação contra a Covid-19 também tem sido baixa. Segundo a enfermeira Lisiane Correa, o fim das medidas preventivas adotadas no início da pandemia, como o uso de máscaras, pode ter contribuído para uma falsa sensação de segurança da população. Em razão disso, a profissional alerta: “É preciso considerar que os vírus são mutáveis. Então, mesmo tendo feito as doses anteriores, é preciso fazer a deste ano também. A imunização é a melhor forma de se prevenir contra essas doenças. O recado que deixamos é para as pessoas procurarem as unidades de saúde, pois as vacinas estão disponíveis”.
Os imunizantes contra a Influenza e a Covid estão sendo aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Endereços e horários de atendimento podem ser consultados no site da prefeitura.