No dia 6 de dezembro de 2018, o campus da FURG em Santa Vitória do Palmar recebeu a professora Luciana Rassier, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que proferiu a conferência Pistas teóricas para o conviver na visão dos autóctones canadenses, atividade do Projeto de Extensão 3º Ciclo de Palestras de Relações Internacionais do Curso de RI.
Projeto de Educação Patrimonial realiza city tour com alunos das escolas municipais em Santa Vitória do Palmar
Arraial da Alegria oportuniza uma tarde de brincadeiras e aprendizado para crianças de Santa Vitória do Palmar
Arraial da Alegria oportuniza uma tarde de brincadeiras e aprendizado para crianças de Santa Vitória do Palmar
A professora apresentou um estudo em que aponta as múltiplas configurações dos contatos culturais entre populações de diversas origens do Canadá, favorecendo as reflexões dos conceitos de inter, multi e transculturalismos e dando vozes, ainda que timidamente, aos autóctones na esfera pública. Rassier observou que paradigmas mais fluidos que provêm da cultura autóctone canadense trazem de volta visões de mundo que valorizam o respeito mútuo da coletividade.
Ao final da tarde, a professora Luciana ministrou o minicurso “Decifrando a si e ao mundo: iniciação à francofonia e à língua francesa”, como forma de sensibilizar e incentivar a comunidade do Campus Santa Vitória do Palmar à aprendizagem de francês, língua adicional que ainda não faz parte da rotina do campus.