PESQUISA

Professora da FURG-SLS organiza livro sobre economia do mar; lançamento ocorre nesta sexta, 18

Obra é uma iniciativa da Marinha do Brasil e conta com a participação de mais de 80 autores e autoras

Nesta sexta-feira, 18, a partir das 10h, ocorre a live de lançamento do livro “Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil”. A obra é uma iniciativa da Marinha do Brasil e conta com a contribuição da professora da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Andréa Bento Carvalho, vinculada ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), como uma das organizadoras. A transmissão acontecerá pelo canal no Youtube da Marinha.

Notícias Relacionadas
Conheça a obra

A publicação, que contará com versões em português e inglês, é composta de 35 capítulos e reúne 83 autores e autoras, especialistas em diferentes áreas do conhecimento, que trazem dados e caminhos para o aproveitamento sustentável das potencialidades das atividades marítimas e os usos dos recursos marinhos no Brasil.

As discussões contemplam uma abordagem nacional e interdisciplinar, e levam em consideração os complexos desafios e as diversas oportunidades para a promoção da geração de renda a partir do mar - a “economia azul” – como vetor de desenvolvimento sustentável brasileiro.

Andréa explica a economia azul, quando corretamente incentivada e com uma lógica de longo prazo, pode tornar-se catalisadora do desenvolvimento econômico e social nacional. “Principalmente, se considerarmos a já expressiva participação na geração de riqueza nacional, o vultuoso número de trabalhadores envolvidos em atividades direta e indiretamente relacionadas ao mar, além da alta quantidade de empreendimentos alocados nas atividades diretamente relacionadas que vão desde transporte e logística, defesa, turismo, energia, pesca e aquicultura, para citar algumas”, destaca.

A docente da FURG-SLS é responsável pela seção “A Contabilidade Nacional Azul e as Atividades do Capital Oceânico”, que aprofunda as questões econômicas e mensuráveis da economia azul brasileira, seus setores e o perfil dos trabalhadores associados às atividades litorâneas. A seção congrega 11 capítulos e 29 autores, entre professores de universidades brasileiras e internacionais, especialistas da Marinha do Brasil e pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Acompanhe o lançamento

O quê? Live de lançamento do livro ““Economia Azul: vetor para o desenvolvimento do Brasil”
Horário: 10h
Transmissão: Canal no Youtube da Marinha do Brasil