PARCERIA

Prefeitura cede prédio a FURG em São Lourenço do Sul

No local serão desenvolvidas ações da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária

Na quinta-feira, 12, o reitor da FURG Danilo Giroldo e o Vice-reitor Renato Duro, estiverem na prefeitura de São Lourenço do Sul, junto com o diretor do campus, Eduardo Volgemann, para assinarem o termo de cessão de um prédio feito pelo município à universidade.

Notícias Relacionadas
No prédio localizado na Rua Sepé Tiaraju, 827, Bairro Navegantes, serão desenvolvidas novas ações e atividades pela Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Innesol) da FURG, coordenado pela professora  Liandra Peres Caldasso, que tem como objetivo prestar assistência e amparar o estágio inicial de empreendimentos econômicos solidários (EES), além de estimular o desenvolvimento de novos projetos e pequenos EES no município de São Lourenço do Sul e região, contribuindo assim para a geração de trabalho e renda dos grupos atendidos.

Horta modelo

Futuramente no local, serão realizadas ações socioculturais voltadas à promoção do bem viver, práticas agroecológicas e ações de extensão junto à comunidade, promovendo o conhecimento sobre a diversificação alimentar, a produção sustentável e a adoção de um consumo mais responsável dos alimentos. Na área externa do prédio será implantada uma horta modelo, um espaço promotor de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com finalidade pedagógica, experimental e de interação com a comunidade.

A horta será planejada de forma a compreender: espaços demonstrativos de cultivo e propagação de espécies de interesse medicinal e alimentício; caminhos didáticos para o reconhecimento de espécies não convencionais, de métodos de propagação e de técnicas de manejo das mesmas; além de ambientes contemplativos e interpretativos, vinculando representações artísticas e elementos culturais às plantas. A horta modelo é uma ação vinculada ao projeto de extensão "Popularizando o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais" (Pancpop), coordenado pela professora Jaqueline Durigon.

Interação sustentável

Após a consolidação do espaço, serão promovidas visitações guiadas, oficinas e outras atividades que estimulem o reconhecimento, valorização, produção, consumo e comercialização de alimentos diversos, saudáveis e sustentáveis. Além da comunidade do entorno, que inclui uma escola municipal - localizada ao lado desse espaço -, também serão beneficiados/as agricultores/as locais, comunidade escolar, acadêmica e a comunidade em geral.

As atividades serão desenvolvidas por servidores e estudantes da FURG que apresentam expertise nas áreas de produção e manejo agroecológico, alimentação biodiversa e etnobotânica, oportunizando um espaço de aprendizado, interação e de acolhimento de demandas relativas a esses temas.

Cumprindo a missão

Para o diretor do campus de São Lourenço do Sul, Eduardo Volgemann, a partir da realização dessas atividades, “a FURG cumpre sua missão de “promover o avanço do conhecimento e a educação plena com excelência, formando profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade socioambiental”; e sua função social, contribuindo para o desenvolvimento local. Por meio da produção e socialização de conhecimentos, as ações devem implicar, de forma ética, em benefícios para uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável, além de fortalecer ações de cooperação entre a universidade e o município”.

Para o reitor Danilo Giroldo, “a parceria com a prefeitura de São Lourenço do Sul oportunizará a operacionalização de atividades de economia e Tecnociência solidária, especialmente vinculadas à Ineesol, e será fundamental para consolidar a política institucional de inovação e Tecnociência solidária e assim, aprofundar ainda mais o relacionamento e impacto da FURG no território lourenciano.”

 

 

Galeria

Na imagem aparecem dois homens sentados a volta de uma mesa. Ambos usam máscaras e tem à frente papéis e canetas.

Reitor Danilo Giroldo e prefeito de São Lourenço do Sul assinam termo de cessão de prédio à universidade

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço do Sul