ANIVERSÁRIO

Painel online comemora os 10 anos de criação do Campus FURG São Lourenço do Sul

Evento será nesta segunda, às 14h, no canal da Universidade no YouTube

Foto: Arquivo/FURG

 O canal da FURG no Youtube apresentará, nesta segunda-feira, 21, às 14h, a Cerimônia Virtual de Comemoração aos 10 anos do Campus da FURG São Lourenço do Sul, evento que contará com a participação da reitora da FURG, Cleusa Maria Sobral Dias, do ex-reitor João Carlos Brahm Cousin, do diretor do Campus São Lourenço do Sul, Eduardo Saldanha Vogelmann, do prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Haerter, do deputado federal e ex-prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, e do ex-prefeito de São Lourenço do Sul,  Daniel Raupp.

Notícias Relacionadas

Na oportunidade, será realizado um painel com o tema “10 anos do Campus da FURG em São Lourenço do Sul: uma história a relembrar”, além da exibição de vídeo comemorativo ao aniversário do Campus.

Sobre a importante data, a reitora da FURG, Cleusa Maria Sobral Dias afirma: “é uma alegria e uma grande honra estar como reitora da Universidade quando o Campus FURG de São Lourenço do Sul completa 10 anos. Eu tive a oportunidade, em 2005, quando era pró-reitora de graduação, junto com o então reitor João Carlos Cousin,  de estar presente em uma reunião em que o então prefeito José Nunes apresentou a demanda de ter uma universidade pública no município. A partir de então, a FURG começou a trabalhar a intenção de criar um campus. primeiramente através da educação a distância e depois na criação de um campus presencial ”, recorda a reitora, destacando o pioneirismo de professores, estudantes e técnicos em todo o processo.

“Tivemos o apoio dos ex-prefeitos José Nunes e Daniel Raup e, atualmente, contamos com o apoio do prefeito Rudinei Haerter, que abraçou junto conosco tal desafio”, acrescenta.  “O Campus  FURG de São Lourenço do Sul tem uma grande responsabilidade com a região e desenvolve sua função social através do ensino, da pesquisa e da extensão, atendendo especialmente as demandas da região e trazendo a possibilidade de formação e de desenvolvimento. O diretor do Campus, Eduardo Volgelmann, também foi um pioneiro nesse processo. Assim, temos aí um tempo de grande frutos que estamos colhendo. Recebemos a doação da área definitiva do Campus, que hoje está instalado em um local cedido pela prefeitura. Além disso, contamos com prédios que foram alugados pela Universidade. Espero ainda que no próximo ano possamos iniciar a construção de novos prédios. Portanto, vida longa ao Campus FURG São Lourenço do Sul”, finaliza a reitora da FURG.

Contribuição com o desenvolvimento

Localizado no sul do estado do Rio Grande do Sul, em uma região que tem como principal atividade econômica a agropecuária, o Campus São Lourenço do Sul visa a contribuir com o desenvolvimento regional focado na sustentabilidade, ofertando vagas nos cursos de Agroecologia, Educação do Campo, Tecnologia em Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Letras – Português.

O principal objetivo é estimular o desenvolvimento econômico sustentável da região através da qualificação e fomento da produção regional. Sua estrutura conta com sala de convivência, biblioteca setorial, diversas salas de aula e laboratórios de pesquisa. O Campus São Lourenço do Sul conta atualmente com 38 docentes, 18 técnicos administrativos, 13 servidores terceirizados e 224 alunos.

Ensino superior aos alunos da região

Segundo o diretor, professor Eduardo Saldanha Vogelmann, o Campus da FURG São Lourenço do Sul veio ao longo desses 10 anos buscando seu desenvolvimento e dia a dia superou inúmeros desafios. “Além de um dos benefícios mais óbvios, que é o de proporcionar o acesso ao ensino superior aos alunos da região, evitando que esses necessitem se deslocar para outras cidades”, destaca.

Vogelmann afirma que ao longo desse período, o Campus SLS construiu uma trajetória ilibada e digna de reconhecimento, na busca de retribuir o investimento que recebe da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as reais necessidades da população e da região. “Assim, após dez anos de construção tenho a certeza de que o Campus SLS trilha um caminho exemplar e mantém-se fielmente comprometido com a oferta de um ensino de qualidade e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, findada a primeira década, fica além do reconhecimento das façanhas e objetivos até então alcançados o desejo de que possamos comemorar novas conquistas e ver o Campus SLS cada vez maior”, complementa o diretor do Campus  FURG São Lourenço do Sul.

 Homenagem na Câmara Municipal

Também na segunda-feira, 21, a Câmara Municipal de São Lourenço do Sul fará uma sessão especial online, com entrega de uma placa em homenagem à FURG, pelos 10 anos de instalação do Campus no município. A solenidade ocorrerá às 19h30 e será transmitida através do Youtube e do Facebook da Câmara Municipal de São Lourenço do Sul.