Ao longo desta quarta-feira, 7 de junho, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) participou do evento “São Lourenço Construindo Seu Futuro”, promovido pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) da Prefeitura Municipal na Praça Central Dedê Serpa.
Alunos de Licenciatura em Educação do Campo e Letras da FURG-SLS participam de palestra sobre a cultura pomerana
Projeto PancPop da FURG-SLS participa de atividade educativa sobre alimentação com Panc em escola do município
Alunos da LEdoC promovem ação educativa sobre saúde alimentar em São Lourenço do Sul
Na solenidade de abertura, realizada pela manhã, a vice-diretora do campus São Lourenço do Sul, Carmem Pacheco Porto, disse que o evento abre a oportunidade de pensar nos problemas globais que afetam a sociedade como um todo, ao mesmo tempo que possibilita atenção para obstáculos locais que afetam o meio ambiente.
Neste sentido, ressaltou a vocação e o propósito da FURG de promover e estimular o desenvolvimento sustentável dos municípios onde realiza atividades, e que os cursos ofertados no campus São Lourenço do Sul trabalham com a sustentabilidade a partir de diferentes enfoques. A vice-diretora frisou também a necessidade de união entre os governos, a sociedade civil organizada ou não, e as empresas públicas e privadas na preservação do planeta.
Já o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de São Lourenço do Sul, Rodrigo Uarth, comentou que a parceria entre a universidade e o município é antiga e fundamental. "A nossa relação não é apenas uma relação institucional, mas também é uma relação de afinidade, porque construímos muitas coisas juntos lá atrás” afirmou, destacando que a maioria dos estagiários da Seplama são estudantes da FURG-SLS. “Essa parceria é muito mais do que reuniões entre instituições, é uma parceria de verdade: a gente comunga a Educação Ambiental".
Universidade para fora dos muros
Durante o evento, turmas de instituições de ensino infantil e fundamental, junto da comunidade em geral, tiveram a oportunidade de visitar os estandes da FURG e das demais escolas, entidades e associações ligadas ao meio ambiente presentes.
Representando a universidade, professores e estudantes da FURG-SLS foram responsáveis por apresentar aos presentes o campus São Lourenço do Sul e as atividades desenvolvidas no município que dialogam com a tríade de ensino, pesquisa e extensão:
- O projeto PANCPOP levou informações a respeito das Plantas Alimentícias Não Convencionais e como introduzi-las no dia-a-dia, exercendo maior soberania alimentar;
- O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Gestão Ambiental apresentou os trabalhos desenvolvidos em suas atividades, visando os conceitos de sustentabilidade;
- O Laboratório Interdisciplinar Mapeamento em Ambiente, Resistência, Sociedade e Solidariedade (MARéSS) dialogou sobre trabalhos desenvolvidos e que envolvem dinâmicas sociais, ambientais e econômicas dos grupos populares e da Economia Solidária;
- O Grupo de Estudos sobre Solos, conduzido pelo professor Germano Pollnow, apresentou informações relacionadas ao uso, manejo e conservação do solo;
- O projeto Ateliê das Emoções apresentou seus projetos e ações culturais, como por exemplo, confecção de acessórios em feltro.
- Integrantes do projeto “Controle biológico conservativo como ferramenta para o manejo agroecológico de insetos de importância agrícola” levaram informações sobre a minimização de populações indesejadas de insetos em cultivos.
- A equipe organizadora dos Mutirões de Coleta de Resíduos no Arroio São Lourenço realizou uma mostra fotográfica com registro das três edições realizadas, com o intuito de sensibilizar a comunidade e o poder público sobre a problemática envolvendo a conservação do Arroio São Lourenço e Laguna dos Patos;
- Componentes do projeto de Plantas Medicinais, desenvolvido pela Secretaria de Saúde Municipal em parceria com a FURG, apresentaram informações sobre o uso fitoterápico de algumas espécies.