ANIVERSÁRIO

FURG São Lourenço do Sul celebra 53 anos da universidade com Trilha Multicultural

Atividade contou com apresentações artísticas e culturais

Na última terça-feira, 9, o campus da FURG em São Lourenço do Sul (FURG-SLS) foi o primeiro, entre os quatro campi da universidade, a receber a Trilha Multicultural, atividade desenvolvida em alusão à celebração de 53 anos da FURG.

Notícias Relacionadas
O objetivo da atividade era oportunizar um espaço na rotina da universidade para promover o encontro e o diálogo com a comunidade acadêmica. Com apresentações artísticas e culturais, estudantes e servidores se reuniram no pátio do prédio 1, comemorando, junto à uma comitiva rio-grandina, o aniversário da universidade. Pessoas da comunidade externa à FURG também participaram da celebração.

Um dos destaques foi uma apresentação musical de canto coral que envolveu todos os presentes. A ação foi proposta pelo grupo que tem realizado sistematicamente aulas de práticas musicais na FURG-SLS e vislumbra o estabelecimento de um coral próprio, vinculado ao campus.

Em um palco livre, estudantes declamaram poesias e cantaram músicas ao longo da tarde. Também integraram as atividades a exposição de tirinhas “Recomeçar”, de Wagner Passos, e oficinas com o grupo de artistas da Cooperarte e com integrantes do Ateliê Literário. Na ocasião, projetos de ensino, pesquisa e extensão também tiveram espaço para expor banners com o que desenvolvem.

Presença da Reitoria

Com a data oficial do aniversário da FURG sendo em 20 de agosto, o reitor Danilo Giroldo explica que a universidade decidiu antecipar a celebração, visto que no dia mencionado estudantes e docentes estarão em recesso, após o final do primeiro semestre letivo de 2022. “A gente fez a montagem dessa Trilha Multicultural valorizando os projetos e as ações que já acontecem no campus”, afirma.

Danilo esclarece que a Reitoria também aproveitou a visita para fazer uma reunião com todos os servidores, com o objetivo de discutir os principais temas que influenciam a realidade do campus, e apresentar o estudo que tem sido feito sobre a evasão na FURG. “A ideia agora, durante as Trilhas, é aproveitar um pouco. Celebrar o aniversário da FURG, que é importante, apesar do cenário de dificuldade que a gente vive”, destaca.

Um convite ao reencontro

A diretora de Arte e Cultura da FURG, Débora Medeiros do Amaral, relata que esta é a sétima edição da Trilha, uma ação que, segundo ela, foi se solidificando com o aniversário da FURG em Rio Grande. “Neste ano, com o retorno das atividades presenciais, pensamos em fazer esse encontro das pessoas e dos projetos nos campi também, com o protagonismo de cada município”, explica.

Para ela, a pandemia ensinou à FURG a importância de celebrar a multicampia. “A gente aprendeu muito na pandemia o que é ser multicampi e o que representa esse pertencimento, de estar presente nos quatro municípios. É algo que sempre foi celebrado, mas agora acontece de maneira mais articulada”, entende Débora.

Diretor do campus São Lourenço do Sul, Eduardo Vogelmann entende que especificamente neste ano, além dos 53 anos da universidade, há muito mais o que ser celebrado na FURG-SLS. “Há quase três anos não fazíamos uma comemoração que reunisse todos os segmentos de forma presencial para um momento coletivo de comunhão. Essa possibilidade de retomada efetiva do ensino presencial de forma segura, sem termos nenhum surto de covid-19 já é um grande motivo de comemoração e ficará na história da FURG”, enfatiza.

Eduardo também cita que em São Lourenço do Sul, a FURG celebra o avanço da construção do novo pavilhão de salas de aula e o início do processo de consolidação do novo campus universitário, que é, segundo ele, uma importante vitória da universidade frente a atual situação orçamentária. “Destaco que a Direção do Campus está muito feliz em ter a possibilidade de comemorar  junto à nossa comunidade mais um ano da FURG e espero que a universidade se mantenha pujante e consiga continuar a avançar na sua missão”, finaliza.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

 

Galeria

Atividade contou com apresentações artísticas e culturais

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM