Na sexta-feira, 12, no auditório do Ministério Público Estadual, em São José do Norte, foi realizada a audiência pública de apresentação dos resultados finais do projeto de pesquisa “Proposta de Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre Molhe Leste da Barra de Rio Grande”, executado pela FURG, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.
Curso de Gestão em Cooperativas da FURG-SLS conquista nota máxima em avaliação do MEC
Projeto do curso de Letras da FURG-SLS fortalece laços entre escola e Universidade com foco na cultura negra
Estudantes criam Centros Acadêmicos de Educação do Campo e de Letras/Português na FURG-SLS
A equipe executora do projeto, composta por professores, pesquisadores e estudantes vinculados ao Laboratório Interdisciplinar Maréss - Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade, do Campus de São Lourenço do Sul da FURG, apresentou os dados levantados sobre a flora e a fauna da Unidade de Conservação e entorno, assim como aspectos legais e demandas sociais dos pescadores e moradores locais, além da proposição de mais de 17 programas que irão compor a proposta de Plano de Manejo.
Destacam-se programas com enfoque no turismo sustentável, de fortalecimento da pesca artesanal, de resgate e valorização dos saberes sobre o potencial da flora nativa, e programas socioculturais atrelados à formação da cidadania ambiental.
Na ocasião, esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da FURG, Eduardo Secchi, além de representantes do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), do poder público municipal, câmara de vereadores de São José do Norte, da colônia de pesca e comunidade local.
A equipe aguarda manifestações e contribuições à elaboração do Plano pelo email revismolheleste@gmail.com, até o dia 12 de agosto. Após esta etapa, a proposta será enviada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José do Norte que fará os encaminhamentos junto ao poder legislativo municipal.