RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Empresa incubada pela FURG promove ação de compostagem urbana com escolas públicas de São Lourenço do Sul

Startup pretende reciclar 1,6 toneladas de resíduos orgânicos e impactar cerca de mil alunos em quatro meses de projeto

Foto: Divulgação

Seis escolas públicas de São Lourenço do Sul terão suas rotinas modificadas no próximo ano letivo, a partir de uma iniciativa de compostagem urbana que será desenvolvida pela empresa lourenciana Composta São Lou.

Notícias Relacionadas
Integrante da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio) há dois anos, a Composta São Lou é gerenciada pelas sócias Julhana Figueiredo, agroecóloga formada pela FURG Campus São Lourenço do Sul e técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), e Amanda Grabin, engenheira geológica pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Armando das Neves, recentemente elas foram contempladas com R$20.000,00 no edital "Fundo Valor Local" do grupo CMPC. O projeto prevê a realização de benfeitorias e a construção de um pátio de compostagem na escola, com capacidade de reciclar 100% do resíduo gerado no local.

A expectativa é reciclar 1,6 toneladas de resíduos orgânicos em quatro meses de atividades, segundo Julhana. Considerando que 20% do peso inicial dos resíduos vira efetivamente composto, ela explica que ao final espera-se produzir cerca de 320 kg de adubo, que será utilizado para a ornamentação e manutenção dos espaços verdes da escola.

Além disso, também serão doados kits de compostagem com capacidade de 60 litros e composteiras didáticas – ensinando a realizar o processo de compostagem caseira - para outras cinco escolas públicas da cidade, visando o fortalecimento de ações de educação ambiental para crianças e jovens. Ao todo, as sócias estimam impactar cerca de mil alunos da rede pública de ensino através de oficinas que serão realizadas no momento da entrega das doações.


Papel da FURG

Coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Alessio Almada conta que a Innovatio oferece acompanhamento às empresas incubadas a partir de um plano de ação, oportunizando sejam testados e validados modelos de negócio até os empreendimentos se consolidarem.

Ele destaca que o período de incubação pode agregar conhecimentos aos empreendedores relacionados ao seu amadurecimento profissional, além de ampliar a visão de aspectos relacionados a finanças, comunicação e marketing, que fomentam a inserção da empresa no mercado; e afirma que o diferencial da composta São Lou é ser uma empresa de base tecnológica, ou seja, que tem a tecnologia para o uso dentro do seu modelo de negócio, mas que vai causar um impacto positivo na sociedade.

Para Julhana, a incubação da startup na Innovatio, a partir de 2021, possibilitou o amadurecimento da empresa e a criação dos três modelos de negócio desenvolvidos atualmente em São Lourenço do Sul e região: comercialização de composteiras, prestação de serviços de coleta e reciclagem de resíduos orgânicos doméstico, e atuação no âmbito educacional com palestras sobre “A valorização dos resíduos sólidos urbanos recicláveis” e oficinas de Compostagem. Até o momento, foram atingidos 230 consumidores.

“Através do vínculo com a Innovatio frequentamos espaços formativos, oficinas, eventos e rodadas de pitch para entender o que é um ambiente de inovação e quais são as possibilidades que podem surgir quando estamos nesses espaços. Conforme nos envolvemos com os processos de incubação, entendemos que Composta SãoLou é uma startup de impacto social. Isso quer dizer que o fim da atuação empreendedora é impactar e transformar uma situação social complexa, propondo soluções a problemas reais da sociedade, por exemplo, o resíduo orgânico doméstico que representa cerca de 50% da fração do resíduo sólido urbano e é passível de reciclagem através da compostagem”, exemplifica.

Julhana também acredita a parceria desenvolvida com a Innovatio potencializa o respaldo da Composta São Lou junto à comunidade, abrindo portas. “As pessoas botam fé de que estamos tentando nos organizar. Se não fosse a Innovatio lá no início, em 2021, muita coisa da composta teria ficado para trás. Não teríamos entendido muito o mercado, então foi bem importante o papel FURG”, ressalta, contando que o período de incubação segue até 2024.

 

Galeria

Startup pretende reciclar 1,6 toneladas de resíduos orgânicos e impactar cerca de mil alunos em quatro meses de projeto

Foto: Divulgação