O curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG-SLS) recebeu nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC), durante o processo de renovação de reconhecimento do curso.
Curso de Gestão em Cooperativas da FURG-SLS conquista nota máxima em avaliação do MEC
Projeto do curso de Letras da FURG-SLS fortalece laços entre escola e Universidade com foco na cultura negra
Estudantes criam Centros Acadêmicos de Educação do Campo e de Letras/Português na FURG-SLS
Segundo a coordenação do curso, o processo avaliativo teve início em 2023, com o envio de dois formulários extensos, um em 2023 e outro em 2024, contendo informações sobre a Universidade, o curso e o campus.
A avaliação do MEC considerou três dimensões principais: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. “Cada uma dessas dimensões recebeu uma análise detalhada com base nos critérios estabelecidos pelo INEP/MEC”, explicou o professor Ivan Sestari, coordenador do curso.
Neste ano, entre os dias 5 e 7 de maio, uma comissão designada pelo MEC esteve no campus para uma visita in loco. A agenda incluiu análise de documentos institucionais, entrevistas com gestores, docentes, discentes e técnicos, além da verificação das instalações físicas e da infraestrutura disponível para o curso.
Entre os fatores que contribuíram para a nota máxima, Ivan destaca a excelência do projeto pedagógico, a qualificação do corpo docente e a forte articulação com as comunidades do campo.
“Esses elementos impactam na valorização e no reconhecimento do curso, promovendo maior engajamento das pessoas envolvidas e reforçando o compromisso com uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada”, afirmou.
O coordenador também ressalta o significado da avaliação, que simboliza “o reconhecimento institucional da qualidade do curso, valida o trabalho coletivo de docentes, estudantes e gestores, fortalece a identidade e a missão social da licenciatura e amplia a credibilidade e o prestígio da Universidade”.
Nos próximos dias, a Coordenação do Curso, em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e as instâncias superiores da FURG, realizará reuniões para avaliação.
Histórico do curso
Desde 2014, o curso de Licenciatura em Educação do Campo é ofertado pela FURG no Campus São Lourenço do Sul, como parte do esforço de interiorização e integração regional da Universidade. Ao longo dos anos, diversas turmas foram formadas, com o objetivo de preparar educadores para atuar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, especialmente em escolas do campo, comunidades camponesas, indígenas e quilombolas.
A formação proposta pelo curso visa qualificar profissionais para uma atuação crítica, criativa, ética e solidária na Educação Básica, contribuindo para o fortalecimento da identidade do campo e para a ampliação da oferta de ensino em áreas historicamente menos atendidas pelo Estado.