DESENVOLVIMENTO LOCAL

Curso de Gestão de Cooperativas discute cooperativismo na região sul em seminário no interior de SLS

Evento aconteceu na última sexta, 27, no auditório da Cresol Boa Vista

Professores e estudantes da FURG São Lourenço do Sul, vinculados ao curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas (GCOOP), estiveram na localidade de Boa Vista - 6º distrito do município – na última sexta-feira, 27, participando de um seminário sobre cooperativismo.

Notícias Relacionadas
Organizado pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul (Unicafes-RS) e pela Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Coopertraf), o evento aconteceu no auditório da Cresol e contou com a presença de treze cooperativas da região sul, além da FURG e da Escola Família Agrícola da Região Sul (Efasul).

O objetivo central do encontro foi promover uma discussão acerca de um projeto de aporte de recursos ao desenvolvimento das cooperativas locais, bem como o diálogo sobre a constituição de uma central de comercialização e processos de intercooperação. Além de possibilitar que cada ente apresentasse o que já tem realizado, o encontro fomentou parcerias e troca de saberes entre os participantes.

A presença da FURG no seminário foi estratégica, compreendendo o papel fundamental da universidade na formação de profissionais especializados e o compromisso da instituição no incentivo ao cooperativismo e à economia solidária em São Lourenço do Sul e municípios vizinhos.

Docente no curso de GCOOP, a professora Márcia Umpierre considera que o encontro teve bastante êxito. “Foi um evento muito rico, com bom debate e que possibilita os alunos a terem essa relação direta com os cooperados e com a análise e a percepção das relações entre as cooperativas, além da discussão sobre o processo do cooperativismo e o fomento à agricultura familiar”. Ela também destaca que a chegada da Unicafes à zona Sul “é um passo muito importante para esse fomento”.

 

 

Galeria

Evento aconteceu na última sexta, 27, no auditório da Cresol Boa Vista

Divulgação