O Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) abriu as portas da Universidade para receber alunos de escolas municipais da região em mais uma das visitas educativas.
Aluno de Gestão de Cooperativas participa de eventos nacionais
Estudantes da Escola Cruzeiro do Sul visitam o Laboratório de Recursos Naturais da FURG-SLS
PancPop expande atuação e leva conhecimento sobre PANC à fronteira Brasil-Uruguai
Já no dia 12, foi realizada a visita da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sady Hammes. Cerca de 18 alunos do 2º ano do ensino fundamental, acompanhados pela professora Luciana Bork, conheceram a Universidade.
Segundo Patrícia Lovatto, docente e pesquisadora da FURG-SLS, as atividades abordaram temas como a importância do solo vivo e a agroecologia na produção de alimentos saudáveis, respeitando a diversidade de insetos. "Eles realizaram uma visita ao Laboratório da FURG com intuito de conhecer o mundo dos insetos que fazem parte das coleções do laboratório da FURG, bem como a observação no microscópio da terra viva”, explicou.
Para as professoras das escolas, a experiência foi extremamente enriquecedora. "A atividade é de suma importância, porque a primeira infância, dos 0 aos 6 anos, é um período muito importante para o desenvolvimento cerebral, auxiliando no processo de compreensão da relevância da natureza para a vida, desenvolvendo a consciência ambiental, desde o micro ao macro", destacaram.
Outra educadora afirmou que a educação baseada na experiência é essencial para o desenvolvimento da consciência, da curiosidade e do respeito pela natureza, valores fundamentais para os cientistas em formação.
“Precisamos entender que as crianças são capazes de produzir conhecimento e exercitar o pensar científico desde muito cedo, e em um mundo onde as crianças estão mais conectadas às telas, do que ao mundo concreto e natural, isso é uma tarefa urgente de nós universitários que atuamos na educação agroecológica”.