Agroecologia

Coletivo de Entomologia da FURG-SLS proporciona mais momentos de aprendizagem à educação básica do município

Alunos do 2º do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina Vargas tiveram contato com pesquisas, análises e reflexões sobre a importância dos insetos

Foto: Divulgação

O Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Entomologia Aplicada à Agroecologia da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu, na última sexta-feira, 25, a visita de mais uma turma de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina Vargas.

Notícias Relacionadas
Participaram da visita 20 alunos do 2º ano do ensino fundamental, acompanhados pela professora Luciana Bork e pela diretora Fernanda Bork. Durante o encontro, eles conheceram as pesquisas desenvolvidas pelo coletivo, participaram de discussões sobre a importância dos insetos e do solo vivo, e de uma análise dos organismos do solo presentes na composteira.

“Abordamos a importância dos insetos na polinização, seu impacto na produção de alimentos, na degradação da matéria orgânica e sua participação no controle biológico de insetos prejudiciais às lavouras”, informou Patrícia Lovatto, docente e pesquisadora da universidade.

Ao final da visita, os estudantes liberaram nos canteiros do Prédio 1 da FURG as amostras de solo vivo, repletas de organismos observados, como minhocas, casulos, tatus de jardim, larvas de besouros, ácaros, colêmbolos, aranhas, entre outros.

“Promovendo a reflexão prática sobre o papel dos insetos e de outros organismos na saúde das plantas”, complementou Lovatto.

Para Aline Til Mello, estagiária do coletivo e formanda no curso de Agroecologia, o espaço na educação é fundamental para que os alunos das séries iniciais compreendam a importância dos insetos, fortalecendo a luta agroecológica e promovendo em que os insetos sejam valorizados por seu papel ecológico, essencial para a sobrevivência no planeta.

“A aproximação com as escolas municipais é muito construtiva para o estágio que estou realizando no coletivo, sendo um espaço fértil para a disseminação do conhecimento e do cuidado com os ecossistemas”, afirmou.

As etapas da visita, programadas por Patrícia e suas bolsistas, foram direcionadas à faixa etária dos alunos, tornando a experiência ainda mais significativa e interessante.

Por fim, Fernanda Bork comentou sobre o momento de aprendizagem com os alunos, que também proporcionou novos conhecimentos a ela, e destacou o impacto da Universidade no município.

“Os alunos tiveram a possibilidade de conhecer os laboratórios da instituição e participaram de uma aula prática encantadora sobre os insetos. Foi uma experiência incrível proporcionar esse momento de inúmeras aprendizagens; eu também aprendi com as crianças. Parabéns à Professora Patrícia Lovatto pelo excelente projeto desempenhado juntamente com as suas alunas bolsistas. Afirmo a importância da FURG em São Lourenço do Sul a fim de promover conhecimento e novas oportunidades para o desenvolvimento local”.

 

 

Galeria

Alunos do 2º do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marina Vargas tiveram contato com pesquisas, análises e reflexões sobre a importância dos insetos

Divulgação