EDUCAÇÃO DO CAMPO

Campus FURG São Lourenço do Sul reforça parceira com a Prefeitura de Canguçu

Município é reconhecido como Capital da Agricultura Familiar no Brasil

Foto: Campus FURG São Lourenço do Sul

No último dia 4 de fevereiro, uma equipe da FURG, Campus São Lourenço do Sul, foi recebida pelo vice-prefeito e Secretário de Educação de Canguçu, professor Cledenir de Oliveira Gonçalves com vistas a fortalecer a parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal. No encontro, articulado pela vereadora Iasmin Roloff - que além de jovem agricultora, é egressa de escola do campo e técnica em Agroecologia/Efasul-, os professores da FURG, Patrícia Lovatto (coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo); Cláudia Camila Lara (Coordenadora do curso de Licenciatura em Letras) e o diretor do Campus FURG São Lourenço do Sul, Eduardo Saldanha Vogemann apresentaram ao secretário possibilidades de parcerias para o fortalecimento do Projeto Escola do Campo de Canguçu (fomentada pela Lei Orgânica Municipal Nº08/2017). 

Notícias Relacionadas

A Escola do Campo de Canguçu  conta atualmente com 10 escolas que trabalham em turno integral, onde atuam aproximadamente 180 educadores. Para além das possibilidades específicas de formação em Educação do Campo para jovens agricultores do município e professores, outros cursos dos campus FURG São Lourenço do Sul foram apresentados, uma vez que, todos eles dialogam com as demandas de formação da comunidade de Canguçu, município que é reconhecido como “Capital da Agricultura Familiar no Brasil”.


Além de reafirmar o compromisso com a formação continuada de educadores do campo e a preocupação em fomentar a formação universitária de jovens e adultos, através de ações afirmativas por parte da Secretaria Municipal de Educação, o Secretário de Educação, que também é professor no município, salientou a importância da parceria com a FURG e a necessidade de se construir alternativas que possibilitem a qualificação do quadro de pessoal de educadores.


A equipe de professores da FURG reforçou o papel social da universidade junto a comunidade ficando à disposição do município para construção e fortalecimento de parcerias. Em 2020, FURG e Prefeitura Municipal de Canguçu já haviam assinado um convênio para realização de estágios obrigatórios dos estudantes de Licenciatura da FURG São Lourenço do Sul nas escolas municipais, o que contribui na aproximação entre FURG e comunidade canguçuense.


Do encontro fez-se ainda a divulgação do processo seletivo específico para ingresso na Licenciatura em Educação do Campo FURG São Lourenço do Sul, com inscrições abertas até 22/02/21. Trata-se  de uma modalidade de ingresso na universidade pública pensada de forma específica para atender educadores e populações do campo, incluindo agricultores familiares, assentados de reforma agrária, quilombolas, indígenas e pescadores. Mais informações e inscrições podem ser obtidas nesse site.

 

 

 

Galeria

Campus FURG São Lourenço do Sul