Foi em clima de encontros e reencontros que o Campus FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) iniciou o ano letivo de 2025, com uma programação especial nesta segunda-feira, 24, por meio da Acolhida Cidadã — evento acadêmico que se estende até o próximo dia 31 de março, com atividades internas e externas (confira a programação completa baixo).
Projeto do curso de Letras da FURG-SLS fortalece laços entre escola e Universidade com foco na cultura negra
Estudantes criam Centros Acadêmicos de Educação do Campo e de Letras/Português na FURG-SLS
Curso de Letras Português da FURG-SLS promove aula aberta sobre Linguística Cognitiva
Entre as atividades realizadas no campus, estava a criação de um novo mural na parede lateral do prédio, feito pelo Zil Graffits, como forma de levar arte à Universidade; o Brechó das Gurias; música ao vivo com Ramão; e o registro "Elas nas Fotos" — um momento que reuniu todas as mulheres no campus para encerrar o Março Lilás.
O evento também foi marcado pela visita da reitora Suzane Gonçalves, do vice-reitor Ednei Primel e de membros da gestão, incluindo pró-reitorias e órgãos vinculados, além das boas-vindas dos professores e da reitoria aos estudantes.
Além de dar as boas-vindas, a reitoria abordou soluções futuras para a melhoria do campus e reforçou a importância de um diálogo aberto com a comunidade acadêmica, reafirmando o compromisso da gestão, a relevância da Acolhida e o cotidiano na Universidade.
"Eu e o Ednei viemos muito mais para dar as boas-vindas, dar aquele abraço dizendo que estaremos juntos pelos próximos anos e vamos trabalhar muito juntos. Queremos que a nossa presença seja permanente. Desejo a todos um excelente semestre, repleto de novas aprendizagens, vivências e experiências", disse Suzane.
Edinei destacou que, além da programação acontecer durante uma semana, ela se estende ao longo de todo o ano na Universidade, com um compromisso contínuo com os territórios em que a instituição está inserida.
“Queremos reafirmar nosso compromisso com o Campus de São Lourenço do Sul, com as ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão, a inovação, a arte, a cultura, o lazer e o esporte no campus”, pontuou.
A programação continuou durante a noite, com a participação dos calouros e estudantes dos cursos noturnos.
Nos próximos dias, estão previstas mais oficinas, o 10º Mutirão e Remada Ambiental do curso de Educação do Campo, apresentações institucionais, momentos com a PRAE, rodas de conversa, saída de campo, cine ambiental, sarau literário, torneio de voleibol, o projeto PancPop na feira do município, entre outras atividades.
“É importante ter esse momento para nos conhecermos enquanto pessoas, conhecer o colega, conversar com ele. Esses momentos de troca são essenciais para estreitar o contato entre estudantes, professores, servidores e técnicos. Tenho certeza de que os estudantes aqui presentes, que são as verdadeiras 'jóias raras' de todas a nossa instituição, o motivo de estarmos aqui, vão lembrar com carinho esses momentos no futuro. Espero que aproveitem ao máximo o tempo que têm aqui, em um ambiente acolhedor, e que sintam-se abraçados por todos. Estamos aqui para facilitar o caminho de vocês durante os cursos que escolheram”, finalizou Eduardo Volgemann, diretor da FURG-SLS.