INCLUSÃO

Primeiro aluno surdo apresenta trabalho de conclusão de curso no campus FURG-SAP

O Goiano Pedro Yuri está aprovado para colar grau em Ciências Exatas - Licenciatura

 

 

Uma das etapas mais importantes da vida acadêmica de qualquer estudante é a defesa do trabalho de conclusão de curso – TCC, que marca o fechamento do aprendizado do aluno durante a sua formação. E, para o aluno Pedro Yuri Magalhaes, natural de Posse-Goiás, essa conquista foi ainda mais grandiosa. Pedro foi o primeiro aluno surdo a defender o TCC no campus FURG-SAP e está apto para colar grau em Ciências Exatas-Licenciatura, com ênfase em Química, na cerimônia marcada para abril deste ano.

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A apresentação do trabalho ocorreu no dia 20 de dezembro, no prédio de salas de aula da Unidade Bom Princípio, tendo como tema foi Pesquisa em Sala de Aula: uma possibilidade no Ensino de Ciências para estudantes surdos do Ensino Fundamental, tendo a orientação da professora Fernanda Trombetta e co-orientação da professora Fernanda Pereira Guimarães. A banca avaliadora foi formada pelos professores Charles Guidotti e Marcelo de Godói, Godoi, além da orientadora e co-orientadora, e da técnica responsável pela tradução e interpretação em libras, Amanda Alfaia. Estiveram presentes também, professores do cursos de Ciências Exatas, técnicos do campus FURG-SAP, além de professores surdos da Escola bilíngue Prudente de Morais, da cidade de Osório.

Para Pedro, sua defesa de TCC foi excelente, “um importante desafio para minha evolução, com a finalização da minha graduação. Agora me torno um professor surdo de Química na educação básica e, quem sabe, no futuro continuo o desafio em um nível mais avançado de estudo”, salienta.

A defesa do trabalho de conclusão de curso deste aluno representa uma conquista também para a universidade e para o campus, pois mostra o esforço e a dedicação dos discentes com deficiência, dos docentes, da gestão superior e dos técnicos comprometidos em garantir a inclusão de estudantes com deficiência durante toda a sua trajetória acadêmica, assegurando educação de qualidade a todos.

TRAJETÓRIA

FURG: Fale um pouco sobre como foi essa caminhada até aqui. Quais as principais dificuldades encontradas e qual sua principal motivação para ingressar no ensino superior?

Pedro: Sobre minha trajetória da educação básica até a educação superior, tenho uma visão de dois tipos de discentes. Tem o indivíduo passivo, que não tem interesse numa real aprendizagem, está apenas preocupado saber o suficiente para prova. E tem o sujeito protagonista de sua aprendizagem, que tem sede de conhecimento e busca se desenvolver.  Já tinha consciência de um objetivo futuro, e assim, consegui uma vaga na universidade federal.

FURG: Por que escolheu o curso de Ciências Exatas?

Pedro: Comecei a estudar Engenharia Agroindustrial Agroquímica na FURG- SAP em 2016, me deparei com várias limitações, tais como: disposição da classe; eu não encontrava o meu raciocínio, sentia que a estratégia diminuiu meu trabalho cognitivo e minha autonomia enquanto estudante de conseguir copiar, prestar atenção, tirar dúvidas e ter o material feito por mim, pelas minhas próprias mãos.

Por isso, decidi mudar de curso e escolhi Licenciatura em Ciências Exatas - ênfase Química. 

Tive comunicações aberta com os professores, vi vários jeitos de ensinar e nem todos são iguais. Na licenciatura, a relação aluno e professor é mais dinâmica, preocupada com o pedagógico, com o planejamento, em estimular o estudante.

FURG: Fale um pouco sobre a escolha do tema do seu TCC.

Pedro: TCC 2 foi muito importante neste objetivo de compreender a possibilidade do uso da Pesquisa em Sala de Aula aplicada ao Ensino de Ciências para Surdos por meio de uma Oficina Temática, em uma escola pública do litoral do Rio Grande do Sul.

Acreditamos que métodos de ensino de Ciências para estudantes surdos devem ser investigados pela academia, criação de materiais didáticos, materiais bilíngues, livros voltados para educação para surdos.

Por fim, acredito que este trabalho não se restringe a dificuldades, há muito potencial de revolução na educação de surdos e nas demais disciplinas, o que me dá motivos para seguir firme, não desistir e não parar por aqui, sempre em busca de conhecimento, independência e autonomia.