TURISMO

Plano Turístico de SAP em fase final de desenvolvimento

Plano terá três fases: curto, médio e longo prazo

Foto: Guto Monteiro

Está em fase final de edição o Plano Turístico do município de Santo Antônio da Patrulha, desenvolvido pelo convênio entre Prefeitura e Universidade Federal do Rio Grande.

Notícias Relacionadas

O convênio tem por finalidade o desenvolvimento do referido Plano, bem como o apoio aos principais projetos previstos no documento que, conforme o responsável pelo projeto, professor Antônio Valente, usa metodologia de planejamento estratégico e análise SWAT.

O plano determinará três fases para transformação da cidade no novo destino turístico gaúcho: curto prazo, de 2022 a 2024; médio prazo, de 2025 a 2030 e longo prazo, após 2030.
No início, o plano terá como destaque, para a 1ª fase, o turismo histórico, cultural, religioso, gastronômico religioso e rural – aproveitando os atrativos já existentes no município que estão sendo revitalizados pela prefeitura e também já estão em fase final de trabalho.

Para o responsável pelo projeto, “o grande diferencial da cidade de Santo Antônio da Patrulha para o turismo é a sua localização geográfica junto ao mercado emissor de visitantes com cerca de 5 milhões de habitantes, abrangendo a região metropolitana de Porto Alegre, a Região dos Vales, a Serra gaúcha e o Litoral Norte.”

Um fator de grande relevância é que Santo Antônio deu origem a mais de 77 municípios do nordeste do RS, cujas relações culturais e sociais são muito preservadas. “Outro detalhe é a preservação das tradições culturais de origem açoriana, que diferencia a cidade da Região das Hortênsias, por exemplo,” destaca Valente.

Cabe ressaltar que Santo Antônio da Patrulha tem uma grande diversidade de acessos existentes, como a RS-474, a RS-030 e a BR-290 (Freeway), o que facilita a chegada de pessoas ao município e auxilia o turismo como um todo.

O Plano está previsto para ser lançado no dia 15 de junho, em um evento que será realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.